Jesús Santrich, com saúde abalada, segue em greve de fome

imagemResumen Latinoamericano

O ex-guerrilheiro e líder politico do partido FARC, Jesús Santrich, foi internado emergencialmente na clínica de Tunal de Bogotá por complicações associadas à greve de fome iniciada desde sua captura, no dia 9 de abril passado.

Santrich, que se encontra em grave estado de saúde, completava 17 dias de greve de fome em protesto à sua prisão e à ordem de extradição.

Alguns meios de comunicação afirmam que ele foi trasladado, contra sua vontade, da prisão La Picota até o hospital, pois se mantinha firme na greve de fome.

Há pouco mais de uma semana, Santrich havia enviado uma emotiva carta através da qual se despedia de seus entes queridos e pedia a seus companheiros que se mantivessem firmes na luta em defesa da igualdade para os mais necessitados.

Em 16 de abril, o procurador geral Néstor Humberto Martínez tornou legal a captura, com o propósito de promover a extradição do ex-dirigente das Farc, Jesús Santrich, uma semana depois de sua captura, por falsos nexos com grupos narcotraficantes.

De imediato, as vozes de protesto não se fizeram esperar: personalidades da política e simpatizantes deste grupo político rechaçaram a medida, argumentando que se trata de “um show midiático”, nos marcos de um processo totalmente injusto.

A poucos dias de haver sido capturado, Santrich iniciou uma greve de fome, como forma de protesto contra a ameaça de ser extraditado.

Colombia: Jesús Santrich en grave estado de salud, fue trasladado al hospital El tunal