PCB presente na agenda de Sônia Guajajara no RN
Rodrigo Albuquerque Serafim*
No último sábado, dia 25 de agosto, o PCB esteve presente na agenda de Sônia Guajajara em sua visita ao Rio Grande do Norte.
Aos gritos de “com força, com garra, é Sônia Guajajara!”, junto com outras forças políticas, o PCB fez a recepção da candidata à Co-Presidência da República (na chapa com Guilherme Boulos) no aeroporto de São Gonçalo do Amarante e seguiu em comboio para o interior do Estado.
A primeira atividade da agenda ocorreu na Comunidade Indígena do Amarelão, localizada no município de João Câmara, com a participação na sua tradicional festividade chamada Festa da Castanha. Sônia foi apresentada, pelas próprias lideranças, aos artesanatos indígenas produzido pela comunidade; às castanhas de caju (principal atividade econômica do Amarelão) e às comidas típicas derivadas desse alimento. Assistiu ainda a apresentação do Toré; do Violão Solo; e participou do almoço coletivo.
Em sua fala, como organização parceira da festividade, ao lado de Guajajara, o PCB saudou toda a comunidade do Amarelão e a sua associação comunitária pela realização de mais uma edição da Festa da Castanha, destacando-a como um ato de resistência que afirma e reafirma a cultura indígena.
Além de renovar a disposição de luta em torno das bandeiras do movimento indígena, o PCB saudou ainda a presença de Sônia na grande festividade do Amarelão e agradeceu a receptividade que o Partido vem tendo nos últimos anos, inclusive, na apresentação das candidaturas que apoiamos (Bolos & Guajajara à Presidência da República e Robério Paulino a Deputado Estadual).
A outra atividade da agenda, agora em Natal, foi um debate com Guajajara na temática do espaço das mulheres no poder, com ênfase nas dificuldades e importância delas ousarem construir a militância política.
Em sua saudação ao evento, destacando o Coletivo Feminista-Classista Ana Montenegro, o PCB reforçou o seu compromisso com a tarefa militante de organizar as mulheres na construção do feminismo classista e na luta pelo poder popular. Registrando a alegria de receber Sônia Guajajara, assinalamos também a nossa participação buscando fortalecer as lutas dos movimentos indígenas do nosso estado e reiteramos tanto o apoio quanto a construção dessa candidatura popular, que expressa a luta das mulheres, da juventude, da negritude, das LGBTs, do movimento indígena, dos sem teto, dos sem terra e de toda a classe trabalhadora.
Demarcação de terras já!
Pelo Poder Popular e Pelo Socialismo!
*Secretário de Político da Célula Gregório Bezerra – PCB-RN
Link no PCB-RN (com fotos):