Vamos construir uma Petrópolis para além do cartão postal!

imagem Gabriel Castillo*

No último domingo, 02/09, estivemos na Vila das Sete Casas, debatendo a importante luta pela moradia na cidade. Estiveram presentes no encontro moradores de diversas comunidades que habitam há décadas o entorno da BR-040.

Os moradores do local vêm enfrentando sérios problemas e estão ameaçados de perder seu direito básico de morar. A administradora da via, a Concer, enviou até o dia de hoje um total de 34 ações de despejos! Ao mesmo tempo, outras construções próximas à estrada, sejam elas mansões, grandes empresas ou lugares para eventos dos ricos e poderosos, não sofrem nenhum tipo de sanção. Por isso, denunciamos que estamos diante de um ataque à classe trabalhadora e ao povo pobre, que já é extremamente excluído e isolado das políticas públicas, de moradia, de acesso à cidade, de lazer e cultura, sendo colocados sempre à margem, para não prejudicarem o cartão postal que querem para nossa cidade. Essa política é voltada ao interesse das negociatas! Na prática, o que se pretende é que a BR vire um balcão de negócios dos ricos, sem o incômodo da população mais necessitada!

QUEREMOS CONSTRUIR UM PROJETO DE HABITAÇÃO POPULAR E VOLTADO PARA O POVO!

Precisamos intensificar nossa luta para resistir e garantir que a população tenha garantido seu direito à moradia!

Esse encontro abriu e discutiu o eixo de “Políticas Públicas de Habitação e Moradia Populares” do programa do PCB Petrópolis, “Petrópolis para além do cartão postal”, que visa construir uma plataforma política para a nossa cidade. São com essas pessoas, moradoras e moradores que resistem há tempos, que precisamos construir um projeto de habitação para as/os trabalhadoras/es de Petrópolis. Um projeto que nos inclua! Um projeto de cidade que seja pensado através da ótica da classe trabalhadora, das massas, de baixo para cima.

Para nós, além da não remoção, é preciso um maior investimento em políticas públicas de infraestrutura, como iluminação, saneamento básico e mobilidade urbana, com transporte público de qualidade para as comunidades às margens da BR-040.

É necessário um trabalho contínuo em frentes de luta construídas em defesa da moradia na BR, para não permitir que nenhuma casa seja removida, com ações políticas organizadas e o mais amplas possíveis.

O evento também contou com a participação dos candidatos do PCB pelo Estado do Rio de Janeiro: Marta Barçante para senadora, Maria Carol para deputada federal e Heitor Cesar para deputado estadual.

Vem com a gente construir uma nova cidade: uma Petrópolis para além do cartão postal!

Pelo Poder Popular! 

#BRexiste

#BRresiste

#MoradiaÉDireito

#PorUmaPetrópolisParaAlémDoCartãoPostal

*Secretário Político da Célula do PCB-Petrópolis (RJ)