6 motivos para o povo negro votar no PCB
- POR POLÍTICAS DE AFIRMAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS!
Reivindicamos as cotas em diferentes esferas como uma necessidade imediata do povo negro. Para isso, é preciso recriar a Secretaria de Combate ao Racismo, ligada ao Movimento Negro, para formular as políticas afirmativas e fiscalizá-las.
- BASTA DE DESEMPREGO!
O desemprego entre a população negra está acima da média nacional: mais de 14,6%. É a negritude também a mais atingida pelo trabalho informal. Os candidatos do PCB defendem a criação de frentes de trabalho para empregar as pessoas, assim como o LEVANTA BRASIL, que vai investir em infraestrutura, gerando empregos formais direta e indiretamente.
- CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO!
71,5% dos assassinatos no país atingem o povo negro. Entendemos que este extermínio é diretamente ligado à política de guerra às drogas aplicada pelo Estado, que promove verdadeiras chacinas nas comunidades populares e periferias em todo o Brasil. São emergenciais a desmilitarização das PMs, substituindo a truculência da repressão pela inteligência, assim como a descriminalização do uso de drogas.
- CONTRA A EXPLORAÇÃO DA MULHER NEGRA!
As mulheres negras são as mais atingidas pela violência, e os parlamentares do PCB combaterão de forma intransigente esta realidade, lutando por mais verbas para a aplicação plena da Lei Maria da Penha. Lutarão também contra todas as formas de exploração impostas pelo capital e pelo fim do feminicídio. É urgente a extensão da legislação trabalhista, revogada a contrarreforma de Temer, às empregadas domésticas, que sofrem com a precarização do trabalho.
- AMPLIAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA!
Esta política emergencial precisa ser expandida para que todos tenham acesso aos bens de primeira necessidade: comida, luz, água, transporte, saúde e educação públicas. Sabendo do aumento da fome e do número de moradores de rua por causa da crise criada pelos capitalistas, lutaremos pelo congelamento do preço dos alimentos, dos aluguéis e das contas de energia e água por pelo menos 1 ano, além da tarifa zero nos transportes coletivos.
- PELA LIBERDADE RELIGIOSA E CULTURAL DO POVO NEGRO!
Jorge Amado, quando deputado constituinte do PCB em 1946, foi responsável pela lei que garante a liberdade religiosa em nosso país. Hoje, no entanto, cresce o número de ofensas e ataques às religiões de matriz africana por fundamentalistas, racistas e reacionários. Vamos manter forte nossa luta contra esses crimes de ódio e a criminalização das manifestações culturais e religiosas do povo negro.