Dinarco Reis Filho recebe justa homenagem em Niterói

imagemO PODER POPULAR

Na noite de 28/09, aconteceu uma bela e mais do que merecida homenagem a Dinarco Reis Filho na Câmara Municipal de Niterói. Por iniciativa do vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), o valoroso militante comunista, membro do Comitê Central do PCB e presidente da Fundação Dinarco Reis, recebeu o título de cidadania niteroiense, não apenas porque é filho do Tenente Vermelho, veterano do levante de 1935, da luta na Espanha contra os fascistas, da resistência francesa e porque está no panteão dos comunistas do Brasil ao lado de Luiz Carlos Prestes, Carlos Marighela, Agildo Barata e muitos outros, mas porque Dinarquinho, como é carinhosamente chamado pelos seus camaradas, tem uma trajetória de vida ligada à luta pela construção de um sistema livre da opressão do homem pelo homem, uma história de muita dedicação e disciplina comunista no combate às ditaduras burguesas e em favor dos interesses e necessidades da classe trabalhadora.

Estiveram presentes na solenidade os camaradas Heitor César, representando o comitê central do PCB, Marta Barçante, pela Fundação Dinarco Reis, o presidente do PSOL de Niterói, militantes de base do PCB de diversos municípios, camaradas da UJC, do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, da Unidade Classista e do Coletivo Negro Minervino de Oliveira, além dos familiares de Dinarco. Foi uma noite carregada de emoção, com diversas falas lembrando a dedicação do nosso querido camarada às tarefas da luta dos comunistas, desde aquelas que exigem mais responsabilidade e risco nos momentos de adversidade e perseguição impostas pelos regimes opressores, até as mais simples, como colocar panfletos dos candidatos do PCB nas caixas de correio, sempre acompanhadas de muita irreverência e alegria, marcas registradas do homenageado.

Em todas as falas foi destacado que Dinarco é um exemplo para a juventude e todos nós, que neste momento de avanço das ideias e atitudes fascistas na sociedade brasileira e em todo o mundo, temos em quem nos espelhar para seguir em frente, com o propósito de derrotar o neofascismo e construir o Poder Popular em nosso país.

Um dos pontos altos da noite foi a leitura de uma nota enviada pelo camarada Ivan Pinheiro, dirigente nacional do PCB que, na condição de secretário geral do Partido, atuou com Dinarco em vários momentos decisivos das lutas no Brasil, com destaque para o processo de enfrentamento à tentativa frustrada de liquidação do PCB e de reconstrução revolucionária do nosso Partido. Segue abaixo a transcrição do texto enviado por Ivan.

“Companheiro Paulo Eduardo e companheiros que compõem a mesa e o plenário,

Impossibilitado de comparecer a essa justa homenagem que Paulo Eduardo e o PSOL prestam ao meu grande e querido amigo e camarada Dinarco Reis Filho, eu não poderia deixar de mandar uma mensagem a este importante evento.

Permitam-me chamá-lo de Dinarquinho, como carinhosamente o tratamos os mais velhos e mais íntimos, valendo-nos do fato de ser filho do saudoso Dinarco Reis, o Dinarcão, um revolucionário internacionalista que participou da Insurreição de 1935, da Guerra Civil Espanhola e da Resistência Francesa e que dá nome à Fundação do PCB.

Dinarco Reis Filho é o presidente da Fundação Dinarco Reis. Não por hereditariedade nem por qualquer forma de “nepotismo sucessório” ou “direito natural”. Mas pelas grandes qualidades de Dinarquinho, um dos principais expoentes da luta pela manutenção e reconstrução revolucionária do PCB, que em 1992 derrotou os que queriam liquidar nosso Partido. Como seu pai, membro do Comitê Central do Partido.

Seu contato constante com os jovens camaradas da UJC é sempre um fator de empatia, de respeito à história do PCB, de exemplo de luta. Um grande contador de histórias e de bastidores da vida partidária, Dinarquinho é o mais jovem de todos os velhos comunistas que conheci.

Se estivesse aí, eu lhe darei um beijo na testa.

Abraços a todos.

Dinarco sim;

“Ele” não!”

A solenidade foi encerrada com todos cantando o Hino da Internacional Socialista.

Longa vida ao camarada Dinarco! Viva o Partido Comunista Brasileiro! Viva a Revolução Socialista!