Frente Povo Sem Medo: apoio a Haddad contra os retrocessos

imagemNota da Coordenação Nacional da Frente Povo Sem Medo

O Brasil vive uma séria ameaça às liberdades democráticas e aos direitos sociais. A consolidação da candidatura de Bolsonaro no segundo turno representa um grande risco aos trabalhadores, movimentos sociais e ativistas.

A Frente Povo Sem Medo surgiu como um espaço de mobilização amplo e teve papel importante nas lutas contra o golpe e contra os ataques do governo Temer.

Enxergamos em Bolsonaro o fortalecimento do conservadorismo expresso nos mais duros ataques aos trabalhadores e trabalhadoras. Bolsonaro, quando parlamentar, votou a favor da Reforma Trabalhista e contra a PEC das domésticas e seu programa de governo atual defende claramente privatização irrestrita de todo patrimônio nacional, fim do 13º salário e do adicional de férias.

Além disso, sua candidatura também expressa a acentuação da violência política no país, o preconceito contra negros e negras, LGBT, nordestinos e o ataque aos direitos das mulheres. Para nós, movimentos sociais, significa também a ampliação da repressão e criminalização.

Por isso, em reunião de seu operativo nacional, a Frente Povo Sem Medo deliberou fortalecer nacionalmente a luta contra Bolsonaro e apoiar a candidatura de Haddad nesse segundo turno. Temos críticas aos governos do PT, porém também reconhecemos avanços e nesse momento, precisamos estar todos unidos na luta contra o fascismo.

Orientamos os operativos estaduais a se engajarem na campanha nesse segundo turno. Cada território sem medo deve se transformar num “Território sem Medo Pela Democracia” agregando amplos setores interessados em lutar contra Bolsonaro na sua região e desenvolvendo atividades de agitação e propaganda.

Orientamos também a participação nas plenárias conjuntas com a Frente Brasil Popular.