Colômbia: Torturado e assassinado pelo exército o dirigente camponês de Sumapaz, Víctor Hilarión

Terça-feira, 17 de Janeiro de 2012

Nosso companheiro, amigo e parente Víctor Manuel Hilarión Palacios, residente durante toda a vida em San Juan de Sumapaz, foi torturado e assassinado pelas tropas oficiais do exército que operam nas paragens de Sumapaz. Ontem, objeto de montagens e detenções, onde a justiça o declarou inocente, é hoje vítima da política de “prosperidade democrática”.

Terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A organização agrária de Sumapaz, novamente comovida e dolorida pelos fatos trágicos consequentes dos crimes atrozes cometidos pelas forças militares contra a população civil e desarmada na região, denuncia, frente à opinião pública regional, nacional e internacional, às autoridades, aos organismos defensores dos direitos humanos e aos meios de comunicação:

Iniciamos o ano diante de outro acontecimento de violência e crime execrável. Na terça-feira passada, dia 10 de janeiro de 2012, foi torturado e assassinado pelas tropas oficiais do exército que opera nas paragens de Sumapaz, nosso companheiro, amigo e parente Víctor Manuel Hilarión Palacios, que residiu toda vida nos arredores e centro povoado de San Juan de Sumapaz. Na segunda-feira, dia 9, Víctor Manuel tinha se dirigido para uma viagem própria da atividade agrária, para os arredores da bacia do Río Nevado jurisdição do município de San Luis de Cubarral, Meta, comunidade de “La Totuma” vizinha da localidade 20 do DC- Sumapaz.

O corpo sem vida de nosso admirado companheiro foi encontrado nas instalações do CTI, na cidade de Villavicencio, ante a busca por parte da família e da organização agrária. O cadáver, com sinais visíveis de tortura, mostra a capacidade criminosa dos membros da força pública, amparados pela nefasta política desta instituição com as execuções extrajudiciais, ironicamente chamadas de “Falsos Positivos”.

Víctor Hilarión nasceu, foi criado, estabelecido e afiliado à organização agrária, comunal e educativa, participava da atividade comunitária e social como produtor e expositor nas feiras agro-ambientais. Era pai de uma menor e mantenedor de sua mãe, senhora de idade avançada. Também era agricultor, criador de gado, adestrador de cavalos, cavaleiro e tropeiro.

Conhecedor e dedicado ao ofício da venda dos excedentes das colheitas e movimento de carga pelos caminhos sinuosos nos municípios de Cabrera, San Bernardo, Pasca, Alto Duda em La Uribe, Meta, bacia do Nevado San Luis de Cubarral, Meta, desenvolvia a atividade extensiva às paragens em Guamal, Meta, Gutiérrez, Cundinamarca e Corregimientos de San Juan, Nazareth e Betania, em Sumapaz DC.

Ontem, objeto de montagens e detenções, onde a justiça o declarou inocente, é hoje vítima da política de “prosperidade democrática”. Além disso, as mídias oficiais pretendem divulgar sua imagem como de outro militante caído em combate para, depois, entregá-lo às tropas que enchem de fogo, sangue e terror a região e o país. Assim, ele será recebido como um troféu macabro pelas tropas.

Fazemos um chamado pela mobilização e pela denúncia por parte da comunidade e de suas organizações, pela exigência das instituições do estado para que se investigue e castigue os autores de tão atrozes crimes. Confiamos à comunidade internacional e a todos seus ofícios para que se investigue, castigue e exija do governo colombiano o cumprimento do Direito Internacional Humanitário.

SINDICATO DOS TRABALHADORES AGRÁRIOS DO SUMAPAZ- SINTRAPAZ -FENSUAGRO

ORGANIZAÇÃO FEMININA

JUNTAS DE AÇÃO COMUNAL

PARTIDO COMUNISTA COLOMBIANO – ZONAL SUMAPAZ

San Juan de Sumapaz, 14 de janeiro de 2012

Fontes: http://www.pacocol.org/index.php?option=com_content&task=view&id=11634

http://www.cloc-viacampesina.net/es/temas-principales/derechos-humanos/867-colombia-torturado-y-asesinado-por-el-ejercito-el-dirigente-campesino-del-sumapaz-victor-hilarion

http://www.movicespana.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1314&Itemid=27

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)