Partido Comunista da China: 100 anos!

imagemSaudação do Partido Comunista Brasileiro ao centenário do Partido Comunista da China.

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – saúda a comemoração do centenário de fundação do Partido Comunista da China. São cem anos de luta, de sacrifício e de devoção à causa da liberdade, da justiça e da igualdade social. São cem anos de lutas que se deram sob diferentes condições históricas e que segue, nos dias atuais, na busca do desenvolvimento pleno da sociedade chinesa.

Sob a condução do Partido Comunista da China, o povo chinês derrotou invasores e ocupantes estrangeiros que exploravam e humilhavam o país, realizando uma revolução que deu origem a profundas transformações no Estado e na sociedade chinesa que convergem, hoje, para a construção de uma sociedade moderna, que já superou a pobreza e segue avançando.
No enfrentamento à pandemia da Covid-19, a China demonstrou ao mundo a força de seu sistema de proteção social e de seu sistema científico, ao garantir o atendimento médico a toda a sua população, ao produzir medicamentos, equipamentos e vacinas para o combate à pandemia para dezenas de países em todo o mundo. A República Popular da China provou ser capaz de mobilizar a sua população para as ações necessárias contra o Coronavírus e adequar a sua economia para o enfrentamento dessas condições, garantindo a vida para todos. As ações do Partido Comunista chinês e o elevado grau de organização e compromisso popular de sua militância foram fundamentais para que o país conseguisse superar a pandemia.

A China desempenha um papel cada vez mais relevante no cenário internacional, estabelecendo um novo sistema de relações políticas e econômicas entre os povos, se colocando claramente na defesa da soberania de países como Cuba e Venezuela, criando relações de parcerias que levam em conta o desenvolvimento das forças produtivas de cada país. A ação chinesa no mundo traz equilíbrio e neutraliza as ações mais violentas e belicistas do imperialismo norte-americano, como a que impõe o bloqueio econômico desumano a Cuba. A China trabalha, na esfera internacional, para o fortalecimento das organizações multilaterais e vem atuando destacadamente no campo da solidariedade em geral, com destaque, no período atual, para o apoio direto a muitos países ao combate da pandemia da Covid-19.

Ao longo de sua existência, o Partido Comunista da China teve muitos embates e trouxe importantes contribuições de formulações teóricas no campo do marxismo. O PCB acompanha com atenção o processo de desenvolvimento da China e sua ação internacional, assim como as reflexões teóricas que vêm ocorrendo a respeito.

Por fim, ao expressarmos mais uma vez nossas congratulações ao Partido Comunista da China por seu centenário de existência, reiteramos a vontade política do Partido Comunista Brasileiro de seguir intercambiando experiências e reflexões sobre o processo político e a emancipação dos trabalhadores em todo o mundo.

Comissão Política Nacional do PCB

Categoria
Tag