MUP-PÓS: por universidade e ciência populares!

imagemPós Graduandas/os realizam Plenária Nacional por uma Universidade e Ciência Popular

MUP-PÓS EM TODO O PAÍS!

No último fim de semana de junho realizou-se em formato remoto a Plenária Nacional do Movimento por uma Universidade Popular na Pós Graduação (MUP-PÓS), com cerca de cem inscritos e a presença de pós-graduandas(os) de todas as regiões do país. O objetivo do espaço foi debater os desafios para organizar e mobilizar a pós-graduação nas universidades e institutos de pesquisa, isto é, preparar para construir o movimento de pós nas bases. A Plenária Nacional foi mais um passo no avanço organizativo e político do MUP-Pós, ao articular militantes de diferentes cidades, estados e regiões, diretores(as) de APGs e diretores(as) do MUP na ANPG. O espaço representou uma continuidade nas ações do Movimento, como a participação exitosa no último CNPG (2020), a atuação destacada no Seminário de Gestão da ANPG (2021) através de todas as nossas Diretorias e ainda da presença marcante nos recentes atos do Fora Bolsonaro.

A Plenária foi dividida em dois momentos. O primeiro ocorreu no dia 04 de junho, em que se debateu “A Conjuntura da Pós Graduação” em mesa com nossos Diretores na ANPG: Marianna Rodrigues (Doutorado-UFRGS) e Paulo Winícius Maskote (Doutorado-USP) e tendo como convidada a Professora Virgínia Fontes (UFF-RJ). O segundo momento ocorreu no dia 27 de junho, com duas mesas : 1 – “A situação na pós-graduação”, com a Diretora do MUP Raquel Luxemburgo (Mestrado-USP) e 2 – “Como organizar o Movimento de Pós-graduação”, com os Diretores do MUP na ANPG Marianna Rodrigues (Doutorado-UFRGS) e Victor Santos (Doutorado-UFBA).

Entre as principais resoluções da Plenária esteve a diretiva de que, nesse contexto de destruição da Educação, da Universidade e da Ciência e Tecnologia em nosso país, diante de um governo genocida comandado por Bolsonaro, Mourão e Guedes, é necessário que estejamos na linha de frente das nossas entidades de representação da pós graduação e construindo uma alternativa política para as/os milhares de pós-graduandas/os afetados por essas medidas. Partindo do entendimento que pós graduanda/o também é trabalhador/a, deliberou-se pela realização de Plenárias Locais, e também para que se construam reuniões e assembleias em cada espaço de atuação somando-se aos atos contra o Governo, o projeto e os interesses que este representa. Ficou encaminhado também que todos e todas se integrem às Frentes de Luta locais, privilegiando a construção do Fórum Sindical e Popular e das Juventudes.

Com um balanço positivo da atividade, avançamos agora para afirmar o MUP-PÓS como alternativa dentro de cada Programa de Pós Graduação, para se somar às lutas locais e nacionais, politizando e educando por um Projeto de Universidade e Ciência para a Classe Trabalhadora, seus filhos e filhas, e que se contraponha a qualquer lógica mercantil, de empreendedorismo, que esteja a serviço do Imperialismo e do Capital.

Contamos com a participação de todas e todos pesquisadores para avançarmos nessa luta e queremos abrir diálogo com cada estudante que ainda não conheça o MUP-PÓS. Por isso encaminhamos e precisamos divulgar ao máximo nossas teses para a pós-graduação e a nossa cartilha de como se organizar na Pós, abaixo junto com nossos contatos:

FORTALECER A PRESENÇA DO MUP NAS APGs!
NENHUM(A) MILITANTE DO MUP FORA DAS ENTIDADES!

FB: mup.posgrad
IG: @mup.posgrad
e-mail: muppos@protonmail.com

Categoria
Tag