PCs condenam a Nova Guerra Fria da OTAN
DECLARAÇÃO CONJUNTA
OS PARTIDOS COMUNISTAS E OPERÁRIOS CONDENAM A RETÓRICA DA GUERRA FRIA DA OTAN
Os Partidos Comunistas e Operários dos Estados membros da OTAN desejam dizer em voz alta e clara que condenamos a retórica anticomunista agressiva que saiu da última reunião da liderança da OTAN. Os EUA, o líder de fato da aliança da OTAN, deixaram claro que seus interesses residem em iniciar uma “nova Guerra Fria” centrada em torno da propaganda antichinesa e anticomunista. Esta é uma ameaça para todos os trabalhadores do mundo.
Desde o infame “Pivô para a Ásia” sob a presidência de Barack Obama, ficou claro que a elite capitalista dos EUA viu os crescentes sucessos e poder da República Popular da China como uma ameaça à sua ordem mundial neoliberal e unipolar. Durante a administração de Donald Trump, o governo dos Estados Unidos tornou-se cada vez mais agressivo em suas políticas anti-China e antissocialistas e muitos começaram a falar sobre uma “nova Guerra Fria”.
Quem esperava que, com a eleição de um novo presidente, os Estados Unidos se tornassem menos hostis à República Popular da China (RPC), agora deve estar muito desapontado. De muitas maneiras, a política externa da presidência de Biden aumentou a hostilidade contra a China e seu maior aliado estratégico, a Rússia.
Na reunião mais recente dos líderes da aliança da OTAN – uma aliança que deve toda a sua existência a políticas de agressão anticomunista – a retórica da “nova Guerra Fria” foi abundante. O secretário-geral da OTAN, Jan Stoltenberg, chegou a dizer que “a ascensão da China” representa uma ameaça à segurança da OTAN. Por que o maior país do mundo, saindo da pobreza, constitui uma ameaça à segurança das potências da OTAN? A resposta é que isto não é verdade. No entanto, constitui uma ameaça à hegemonia dos EUA e aos lucros capitalistas.
Tanto a China quanto seu aliado estratégico, a Rússia, estão cercados por todos os lados por centenas de bases militares dos Estados Unidos e da OTAN. Apesar das promessas de não se expandir para a Europa Oriental, a OTAN tem se expandido continuamente cada vez mais perto das fronteiras da Rússia e está ajudando as forças fascistas antirrussas na Ucrânia enquanto usa sanções econômicas para punir o povo da Rússia.
O mundo não pode cair em outra Guerra Fria anticomunista. Apesar do nome, a Guerra Fria do século 20 foi muito mais uma guerra quente e custou a vida de milhões de pessoas ao redor do globo. Do Sudeste Asiático à África e à América Latina, milhões de trabalhadores, aqueles que buscavam liberdade e um mundo melhor para si e suas famílias, foram massacrados em nome do capitalismo global. Essas guerras não pouparam a juventude dos EUA e de seus aliados militares.
A história não pode se repetir de uma forma ainda mais perigosa.
NÃO à nova Guerra Fria!
Convidamos outros partidos comunistas e operários a co-assinarem esta declaração conjunta. Esta declaração está aberta para novos endossos.
Assinatura dos Partidos da Solidnet:
Partido Comunista da Albânia
Partido Comunista da Austrália
Democratic Progressive Tribune-Bahrain
Partido Comunista de Bangladesh
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista do Brasil
Novo Partido Comunista da Grã-Bretanha
Partido Comunista Colombiano
Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia
Partido Comunista da Boêmia e Morávia
Partido Comunista da Dinamarca
Partido Comunista da Finlândia
Partido Comunista Francês
Partido Comunista Alemão
Partido dos Trabalhadores Húngaros
Partido Tudeh do Irã
Partido Comunista do Curdistão-Iraque
Partido Comunista da Irlanda
Partido dos Trabalhadores da Irlanda
Partido da Refundação Comunista
Partido Socialista da Lituânia
Partido Comunista da Noruega
Partido Comunista das Filipinas (PKP-1930)
Partido Comunista da Espanha
Partido Comunista dos Povos da Espanha
Partido Comunista da Ucrânia
Partido Comunista dos EUA
Assinatura de outros partidos
Partido Comunista de Aotearoa
União do Povo Galizan-UPG
Partido Comunista da República Popular de Donetsk
Proletariado Schweiz
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Fonte: Solidnet
http://www.solidnet.org/article/CP-USA-JOINT-STATEMENT-THE-COMMUNIST-AND-WORKERS-PARTIES-CONDEMN-NATOS-COLD-WAR-RHETORIC/