Repúdio à tentativa de homicídio na UF Viçosa/MG

NOTA DE REPÚDIO DO PCB VIÇOSA, UJC, MUP E CFCAM À TENTATIVA DE HOMICÍDIO DE ESTUDANTES DENTRO DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 

 
O núcleo do Partido Comunista Brasileiro (PCB), a União da Juventude Comunista (UJC), o Movimento por uma Universidade Popular (MUP) e o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM) vêm, através dessa nota conjunta, tornar público seu repúdio à tentativa de homicídio sofrida por uma estudante da Universidade Federal de Viçosa (UFV) @ufvbroficial, na manhã do dia 18 de outubro de 2022, dentro do campus da UFV, em pleno dia nacional de lutas contra os reiterados cortes de verbas das universidades públicas e institutos federais promovidos pelo governo Bolsonaro.
 
A estudante participava das ações organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFV, ações essas aprovadas em duas assembleias estudantis abertas a toda a comunidade universitária (dias 11 e 17 de outubro) e posteriormente apresentadas ao corpo estudantil, professores, técnicos, auxiliares administrativos, administração universitária e municipal.
 
Pela manhã, como parte das ações planejadas, foi feito o bloqueio parcial das entradas da universidade com cordão humano, bandeiras, faixas e cartazes, para se fazer cumprir a paralisação nacional orientada pela União Nacional dos Estudantes (UNE). Durante esta ação um motorista proferiu ameaças contra os/as estudantes que estavam no bloqueio e, mesmo tendo sido orientado a passar por uma entrada que estava desbloqueada, ele jogou o carro contra a barreira onde se encontravam diversos/as estudantes, que foram atingidos/as, e uma delas foi carregada sobre o capô do carro por cerca de 30 metros até que ele freasse bruscamente causando sua queda, como mostram os registros em vídeo que estão circulando.
 
Na queda, a estudante bateu a cabeça fortemente contra o chão e foi levada imediatamente ao hospital por funcionários da UFV. Para a tranquilidade de todos/as, a vítima não sofreu lesões corporais graves, mas está lidando com o trauma de ter sofrido uma tentativa de homicídio, e as sequelas psicológicas desse tipo de situação não podem ser mensuradas.
 
Aguardamos posição oficial da UFV a respeito desse atentado terrível que ocorreu dentro do campus e esperamos empenho e colaboração da instituição na apuração e identificação do agressor.
 
Nenhum passo atrás na marcha contra o bolsonarismo e pela derrubada do Governo Bolsonaro e de suas expressões fascistas!
NÃO ARREDAREMOS PÉ DAS RUAS!
 
A luta por uma universidade popular é uma luta de toda a classe trabalhadora!
NENHUMA AÇÃO INTIMIDATÓRIA NOS FARÁ RECUAR!
 
Leia na íntegra em @pcbvicosa