Sofia Manzano representa o PCB em seminário na China
A convite do Partido Comunista da China e da Embaixada chinesa no Brasil, a economista Sofia Manzano (Secretária de Relações Internacionais) representou o PCB no Seminário Internacional “China e a América Latina”, em Pequim. Foi um evento de intercâmbio para aprofundar as relações entre a China e os países da América Latina, no âmbito do IV Fórum de partidos da região.
A viagem contemplou visitas a universidades, comunidades camponesas, escolas, áreas rurais, Escola de Quadros do Partido Comunista da China, Museu do Partido, eventos políticos e sociais, encontro com autoridades do Estado chinês, em Pequim, Wuhan e Xangai, durante 10 dias.
O conjunto de atividades permitiu à representante do PCB aprofundar conhecimentos da realidade chinesa no sentido de avançar na reflexão que deve orientar o debate interno no PCB. Um tema rico que precisa ser levado em conta a partir da totalidade do processo, a fim de que o partido brasileiro possa avançar nesse tema.
Ao lado desse método político para desvelar o que é a China hoje, precisamos conhecer a política de um país e dois sistemas, que avance para além da constatação do crescimento econômico expressivo, da redução da pobreza e do combate à desigualdade na pátria de Mao Zedong.
É perceptível que a vida do povo no campo e nas cidades tem sido auxiliada por uma imensa tecnologia social que disponibiliza maior tempo socialmente livre para o povo chinês, em especial a população com a idade mais avançada.
A Secretária de Relações Internacionais do PCB Sofia Manzano salientou que essa viagem vai possibilitar uma maior relação com o PC da China e compreensão acerca desse país: “considero que foi um excelente momento para aprofundarmos nossa visão sobre a China. Todos os debates de que participamos, os eventos, os contatos e as visitas nos permitiram uma análise mais aprofundada sobre as características do que se chama de Socialismo ao Estilo Chinês, bem como sobre a situação econômico-social que pude observar e demais informações que poderão ser importantes para enriquecer nossos debates no âmbito do PCB”.