O baile de fantasia está terminando

As cúpulas dos Partidos Colorado, Liberal Radical Autêntico, Unace e Pátria Querida tiraram a máscara para demonstrar a todos os povos do mundo que não têm vergonha e estão dispostos a fazer o ridículo necessário pra defender os interesses da oligarquia mafiosa – funcional ao imperialismo norte-americano -, que é quem representam no final das contas.

A Embaixada dos Estados Unidos da América, o capital transnacional (empresários financeiros, plantadores de soja, pecuaristas, meios de comunicação de massas, narcotraficantes), a nunciatura e as cúpulas dos partidos políticos conservadores perpetraram um golpe de Estado parlamentar com finalidade de fortalecer seu sistema de dominação sobre bases mais unificadas a partir de uma perspectiva classista transnacional.

A sexta-feira 22 de junho de 2012 entrará pra história da política paraguaia por ser o dia em que o mundo pôde observar duas realidades: por um lado a mediocridade de uma direita política sem-vergonha, mafiosa e corrupta que possibilitou um triste espetáculo gerando uma corrida por parte das demais direitas mais modernas dos cinco continentes; e por outro lado a verificação internacional do grande avanço da consciência crítica que vai se estendendo no senso de nosso povo, com cada vez mais compatriotas que identificam os inimigos da pátria, os verdadeiros ladrões e entendem que a união, a organização, a planificação, a disciplina e a independência do povo são as grandes e inescapáveis armas e ferramentas que nos garantirão a libertação e a construção de uma nova sociedade sem explorados nem exploradores, sem dominados nem dominadores.

Nosso Partido entende que este é um momento muito importante para a história de nosso país, um momento importante que vivemos como povo e que, em consequência, devemos assimilar da maneira mais cuidadosa e comprometida, tendo em conta que esta restauração conservadora a serviço da máfia e dos interesses transnacionais nos obriga a redobrar esforços para agrupar essa maioria trabalhadora, patriota, democrática e honesta que vive em nosso Paraguai e que está dando por terminada esta grande e tenebrosa festa a fantasia que durante anos, sobre a base do mascaramento e do engano, favoreceu interesses minoritários, postergando a instalação de um projeto nacional verdadeiramente democrático, participativo e popular que assegure terra, moradia, trabalho, alimentação, saúde, educação, segurança a todo nosso povo.

Da perspectiva mencionada, com estas convenções, temos colaborado com a conformação da Frente pela Defesa da Democracia (FDD) e estamos muito envolvidos em todas as mobilizações de resistência ao governo golpista de Federico Franco, muito justamente rebatizado como “Frauderico” Franco. A partir da FDD as e os comunistas lutamos pela restituição da ordem democrática e de Fernando Lugo como único Presidente constitucional do Paraguai. Não reconhecemos Frauderico Franco como Presidente e o confrontamos (e confrontaremos) como o que ele é: UM REPUGNANTE GOLPISTA!

Apoiamos a restituição de Fernando Lugo porque entendemos que é o único Presidente a que podemos reconhecer. Assim mesmo, em inumeráveis ocasiões temos feito críticas à linha política de Lugo e do luguismo que tem colaborado para cimentar este retrocesso, afastando-se do programa de mudanças votado em 20 de abril de 2008 e reforçando uma linha política de caráter pactual-regressivo, cercando-se de atores políticos que estão longe da boa reputação, da honestidade e do compromisso patriótico com o povo paraguaio e com os povos do mundo todo.

Apoiamos a restituição da ordem democrática porque esta tem sido violentada por todos os interesses transnacionais mais retrógrados e miseráveis de um capitalismo em crise, como por exemplo o projeto de saque à nossa riqueza energética mediante investimentos de Rio Tinto Alcan, que demonstra com ações concretas sua impotência civilizatória na hora de resolver e melhorar a qualidade de vida das maiorias, continuando com sua política de destruição da natureza e do meio ambiente, fomentando a geração de satisfação pela via da acumulação de dinheiro sobre a base da competição e confrontação entre homens e mulheres, propondo a guerra e a morte pelo controle da energia e avançando com sua louca corrida pelo “progresso” que ameaça seriamente a destruição do planeta e a impossibilidade de vida na Terra.

Lugo deve ser reconduzido porque é o Presidente eleito democraticamente e porque o impeachment não demonstrou nenhuma prova responsável e séria que torne merecida sua destituição. Reconhecemos Lugo como Presidente que merece, consequentemente, nossa oposição política por conta das diferenças que temos com sua linha política vacilante e conciliadora, inclusive com grupos corruptos, desonestos e antipatrióticos. A Frauderico Franco o desconhecemos como Presidente e o identificamos como golpista, pelo que não merece oposição política e sim uma ativa e organizada resistência em todo o país.

Estimados compatriotas e pessoas trabalhadoras e honestas de todo o país: nosso Partido insistirá na luta por esta grande Frente Unida, pela grande Frente de Defesa da Democracia que consiga agrupar o melhor do Paraguai para derrotar a oligarquia mafiosa, o imperialismo norte-americano e os oportunistas que, com o disfarce de progressistas, insistem em continuar pela senda da corrupção e da defesa de interesses mesquinhos, contrários à maioria de nosso povo trabalhador, patriota, democrático, unido e honrado, que avança a passos firmes com maior clareza na identificação dos delinquentes que estavam disfarçados nos enganando.

A grande e tenebrosa festa a fantasia está terminando. É tempo de unidade popular em defesa da democracia. Devemos ser capazes de olhar bem para identificar quais são os verdadeiros rostos da mudança patriótica e da unidade, e quais são as máscaras e fantasias que pretendem continuar com a  Festa.