Apoie a Fundação Dinarco Reis

Diretoria da Fundação Dinarco Reis

Criada no ano 2000 para auxiliar o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na realização de pesquisas científicas, estudos econômicos, políticos, sindicais e sociais, manter publicações e promover cursos, seminários e eventos correlatos, a Fundação Dinarco Reis está localizada no Rio de Janeiro e foi presidida por Dinarco Reis Filho (1932-2022), ex-membro do Comitê Central do PCB, até o seu falecimento, em 31 de julho de 2022.

Desde sua criação, a Fundação Dinarco Reis colabora com o resgate da memória do movimento comunista brasileiro através de pesquisas que já renderam frutos na publicação de livros como “Os desconhecidos da história da imprensa comunista”, de Raimundo Alves de Souza, “PCB 80 Anos”, de autoria coletiva, e ”O garoto que sonhou mudar a humanidade”, de Irun Sant’Anna.

Em 2011, divulgando as análises políticas do dirigente comunista que lhe empresta o nome, a FDR lançou os dois volumes da obra “A luta de classes no Brasil e o PCB”, abordando os eventos históricos de que Dinarco participou diretamente. Nesses 24 anos, a Fundação também editou as resoluções dos XII, XIII, XIV e XV Congressos Nacionais do PCB. Editou o jornal Imprensa Popular, que foi o órgão central do Partido Comunista Brasileiro até 2015. De lá para cá, contribui com textos e informações históricas para o Jornal O Poder Popular.

Outro projeto desenvolvido é a Agenda da FDR. Foram publicadas as Agendas sobre a História do PCB e em comemoração à Revolução Russa, aos 200 anos de Marx, à Revolução Cubana, às Mulheres Revolucionárias, ao Movimento Negro, à Cultura Popular e aos 100 anos do PCB. Além de resgatar o passado e a memória de luta dos comunistas, a Fundação Dinarco Reis tem por finalidade auxiliar na formação de novos militantes comunistas e difundir as ideias e formulações do PCB.

Nos últimos anos, a FDR lançou os livros “Ser ou não ser feminista e outras obras escolhidas” de Ana Montenegro; “Ousar lutar, ousar vencer: debates da União da Juventude Comunista nas décadas de 50 e 60” e “Lutar, criar, Universidade Popular: formulações por uma Reforma Universitária nos anos 60” ambos organizados por Andrey Santiago e Ian Cartaxo. Promoveu ainda a reedição do livro “Ensaios sobre consciência e emancipação” de Mauro Iasi e a reimpressão do livro “Economia Política para Trabalhadores” de Sofia Manzano em campanhas de financiamento coletivo.

Além disso, a Fundação Dinarco Reis já realizou inúmeros cursos de formação, seminários, publicações e pesquisas que contribuíram para formar quadros políticos, difundir a teoria marxista, resgatar a história do movimento comunista e aprofundar o debate sobre os atuais desafios da classe trabalhadora.

Sem financiamento público desde 2019, a FDR nunca deixou de cumprir sua missão. Mantivemos nossas páginas atualizadas, produzimos as edições anuais do livro-agenda, realizamos inúmeros cursos de formação política, além de seminários: “Como Esmagar o Fascismo: lições da história”, “O Poder Popular”, “SUS, Capitalismo e Saúde”, “Uma Introdução à Biografia Intelectual de Karl Marx” (José Paulo Netto), “Economia Política para Trabalhadores” (Sofia Manzano), “Marxismo e Direitos Humanos” (em parceria com a Rede Modesto da Silveira), “O Pensamento de Lênin”, os cursos “Introdução ao Materialismo Dialético” e “Consciência e Ideologia” (Mauro Iasi), dentre muitas outras atividades.

Temos muitos planos para os próximos anos. Mas, para manter manter e ampliar nossas atividades e projetos, garantindo essas e outras ações, dependemos da ajuda dos amigos do Partido Comunista Brasileiro.

Contribua com a produção de conteúdo revolucionário e a divulgação do marxismo-leninismo no Brasil!

ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A SUA CONTRIBUIÇÃO:

https://apoia.se/fundacaodinarcoreis

Categoria
Tag