Toda solidariedade à Ocupação Gregório Bezerra (CE)!

NOTA DE DENÚNCIA E SOLIDARIEDADE MILITANTE

Comissão Política Nacional do
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

CAPANGAS ARMADOS INVADEM COMUNIDADE CAMPONESA NESTE DOMINGO

O Partido Comunista Brasileiro – PCB se solidariza e apoia de forma militante a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do território de Jaguaruana-CE, que lutam pelo direito consagrado de acesso à terra para sustentar suas famílias e plantar alimentos saudáveis para toda região.

As famílias camponesas da Ocupação Gregório Bezerra trabalhavam na terra na manhã deste domingo, dia 14/07, preparando-se para um dia de assembleia e estudo, quando foram surpreendidas pela chegada de um grupo de mais de dez capangas armados.

A área em conflito está abandonada há anos e é de propriedade da família do deputado estadual Francisco Osmar Diógenes Baquit (PDT).

Democracia como construção de Poder Popular

No dia 29 de junho as famílias ocuparam a fazenda abandonada Baquit e começaram a organizar a divisão de tarefas referentes à segurança, alojamento e alimentação, planejando o início da vida na nova terra.

O povo, excluído do exercício do poder na sociedade capitalista, em momentos como este tem a oportunidade concreta de, por meio da organização e luta populares e através da participação direta, tomar as rédeas de seu próprio destino em defesa de seus direitos e de sua sobrevivência.

Quando a democracia é exercida desta forma, os donos do capital se desesperam e são capazes de tudo para garantir seus lucros, em detrimento das necessidades da classe trabalhadora.

Daí a utilização da violência para tentar destruir o movimento popular e interromper as lutas por terra e moradia. Na fazenda ocupada o clima é extremamente tenso e algo de mais grave pode acontecer a qualquer momento.

Estamos vigilantes e prestando nossa ativa solidariedade.

Todo apoio à Organização Popular-OPA e à luta em defesa da Casa Comum!

NÃO PASSARÃO!

LUTAR, CRIAR PODER POPULAR!

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO-PCB