Contra a criminalização dos comunistas peruanos
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público condenar e repudiar o processo de criminalização dos movimentos sociais e partidos de esquerda no Peru, incluindo os militantes e dirigentes do Partido Comunista Peruano (PCP).
Recentemente se configurou no Peru uma sórdida aliança entre segmentos direitistas e o crime organizado, que chega à violência física – sob a conivência do Estado e da burguesia peruana – contra os movimentos sociais, partidos progressistas e a esquerda em geral.
É este quadro que gerou o assassinato de Ruben Soberon, secretário-geral adjunto do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil da cidade de Chiclayo e militante do PCP, no último dia 7 de agosto.
Dessa forma, o PCB, fiel ao internacionalismo proletário, se coloca ao lado dos camaradas peruanos neste momento tão difícil.
Com vocês compartilhamos a dor e o sofrimento da perda de um camarada fiel ao partido, aos trabalhadores, ao povo peruano e à luta pelo socialismo.
É preciso ter claro, neste momento, que este não será o ultimo crime da burguesia contra os trabalhadores, o que reforça a necessidade de fortalecermos os laços de solidariedade entre as organizações de trabalhadores e entre os partidos comunistas para enfrentar a escalada de violência burguesa frente ao desenvolvimento da luta de classes.
Com todo nosso pesar e solidariedade,
Camarada Ruben Soberon, presente!
Viva o Partido Comunista Peruano!
Viva a amizade entre os comunistas brasileiros e peruanos!
Partido Comunista Brasileiro