Declaração da Associação Americana de Juristas em apoio à busca pela paz na Colômbia

A Associação Americana de Juristas (AAJ), organização não-governamental com estatuto consultivo nas Nações Unidas, fez várias declarações no passado e reiteradamente pronunciou-se em diversos fóruns apoiando uma solução negociada do conflito armado na Colômbia, que afeta o país há quase 50 anos, sobre bases que permitam a reinserção dos integrantes das FARC e do ELN na vida social e política do país, em toda sua plenitude.

Em consequência, a AAJ considera importante a disposição manifesta pelo Presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, e os representantes de ambas organizações guerrilheiras, de caminharem rumo a esta solução.

O caminho para a paz e o fim do conflito devem incluir um cessar-fogo de forma definitiva e um grande esforço para que se  respeitem os direitos humanos da população civil. Alertamos que setores partidários de soluções belicistas, como o ex-presidente Alvaro Uribe Vélez, pretendem criar condições hostis para um Acordo.

Portanto, exortamos os movimentos políticos, as organizações sociais, os meios de comunicação, a não se prestarem à criação de um ambiente hostil à busca da paz mediante a negociação política. A AAJ expressa sua esperança de que, uma vez alcançado o Acordo, se disponha de garantias que assegurem o respeito de boa fé por ambas as partes, para abrir a democratização do país, com a participação de todas as forças sociais e políticas, levando à construção de uma sociedade justa e solidária, livre da impunidade, do suplício do narcotráfico e da ação de grupos paramilitares.

Esperamos também que, no futuro, mediante mecanismos de democratização e participação cidadã, discuta-se a presença de bases estrangeiras no território colombiano.

30 de agosto de 2012

Vanessa Ramos – Presidenta AAJ Continental

Hernán Rivadeneira J. – Secretário Geral