COMEÇARAM AS SESSÕES DAS ASSEMBLEIAS CONSTITUINTES PELA PAZ

RESUMEN LATINOAMERICANO/ Bogotá, 20 fev (PL) Mais de mil organizações sociais convocaram no país assembleias nas quais elaborarão propostas sobre a agenda de diálogos de paz entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo.

As chamadas Assembleias Constituintes pela paz com justiça social reunirão mais de 150 personalidades e representantes de diversos setores, entre eles o ex-ministro de Minas e Energia, Alvaro Leyva, a ex-senadora Piedad Córdoba e o diretor do semanário Voz e integrante de Colombianos e Colombianas pela paz, Carlos Lozano, entre outros.

Segundo informou o canal Telesur, os participantes tratarão de deliberar durante a jornada propostas sobre os conteúdos das reformas apresentadas nos cinco pontos da agenda de paz que discutem em Cuba o Governo e a Guerrilha.

Em um recente artigo, Luz Marina López, da Aliança de Meios de Comunicação e Jornalistas pela Paz, afirmou que o encontro terá o povo como protagonista principal.

Entre os temas em que centrarão os debates está a situação atual e a tendência do conflito armado no país, seu impacto político, econômico e ambiental.

Estas Assembleias Constituintes podem ser locais, regionais ou setoriais, assinalaram seus organizadores.

Diversas têm sido as iniciativas dos movimentos sociais e populares colombianos para aportar propostas à mesa de conversações, que busca colocar fim a mais de cinco décadas de enfrentamento.

FONTE: prensa latina

TRADUÇÃO: PCB – PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO