FARC-EP: PABLO CATATUMBO CHEGOU A HAVANA

Por Cadena Radial Bolivariana, Voz de la Resistencia.

Em companhia de um grupo de combatentes bolivarianos, cujo número ainda se mantém em segredo, o comandante Pablo Catatumbo, integrante do Secretariado Nacional das FARC-EP, chegou ontem à cidade de Havana, Capital da Paz do continente, em um avião com o emblema da Cruz Vermelha Internacional.

Entre os guerrilheiros que integram a equipe insurgente designada pela direção das FARC-EP para reforçar sua Delegação de Paz, encontram-se Victoria Sandino Palmera, Freddy González y Lucas Carvajal, entre outros.

O itinerário seguido pelos guerrilheiros das FARC se desenvolveu sem contratempo, sendo cumpridos rigorosamente os protocolos de segurança acordados entre as partes acerca do traslado até Havana, que teve início com um operativo de desmilitarização da área rural da região de Los Robles, município de Suárez, no Estado do Cauca. De lá, partiram Pablo Catatumbo e seus companheiros até o aeroporto Alfonso Bonilla Aragón de Palmira e, em outro helicóptero, saído da área rural desmilitarizada de Santa Helena, município de Roncesvalles, Estado do Tolima, foi trasladada Victoria Sandino, simultaneamente até o aeroporto de Ibagué, capital do mesmo Estado, onde se organizou seu encontro com o comandante Pablo. As comissões insurgentes, juntas, partiram em companhia de delegados da Cruz Vermelha Internacional e do governo, Bonilla Aragón, para Havana, fazendo escala na ilha de San Andrés.

Antes da operação foram suspensas as atividades militares nas regiões de Tolima e Cauca, que compreenderam áreas de 50 quilômetros quadrados, a fim de garantir a segurança dos novos delegados de paz e dos grupos da guarda insurgente que acompanharam o deslocamento na montanha. O fim das operações militares cobre áreas de municípios como Caloto, Morales  e Buenos Aires…, durante o período que antecedeu as retiradas e se prolongou por várias horas, visando a saída segura dos membros da guerrilha.

Informações obtidas por meio de outros delegados da guerrilha afirmam que, nos lugares de onde seus companheiros partiram, ocorreram despedidas emotivas por parte de dezenas de combatentes e de pessoas simples, provenientes das regiões próximas.

Em que pese a forma irresponsável como foi vazada a informação à imprensa, gerando o deslocamento de inúmeros jornalistas para a zona de Florida, em El Valle, todo o procedimento ocorreu de forma satisfatória. E, enquanto a Delegação de Paz das FARC-EP em Havana celebrava o encontro, entre abraços, saudades e novos sonhos e expectativas, com seus queridos camaradas de toda a vida, eram divulgadas mil especulações e boatos por meio da guerra suja propagandística gestada pela inteligência militar que, ao invés de assumir positivamente a determinação firme da insurgência em continuar, contra vento e mar, na busca pela paz, se empenha em inventar ou tramar fraturas no interior da estrutura da direção fariana.

O destino da Colômbia não pode ser o da guerra. Unidos, todos podemos derrotar o militarismo; adiante com a luta pela paz com justiça social. Bem-vindos a Havana, camaradas!

DELEGAÇÃO DE PAZ DAS FARC-EP,  HOJE COM NOVOS INTEGRANTES.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)