QUATRO ANOS APÓS SUA PARTIDA, ANANIAS VIVE!
“MAIDANA NÃO MORREU!”, entoava a juventude comunista ante o desaparecimento físico do camarada Ananías Maidana, Presidente do Partido Comunista Paraguaio, em 30 de outubro de 2010.
Realmente uma personalidade tão querida como a de Ananías tem presença vital nos acontecimentos populares de hoje, com seu exemplo de lutador consequente e incorruptível, que enfrentou com firmeza a repressão e as adversidades impostas aos lutadores como ele pelas forças obscuras dos reacionários anticomunistas.
Ananías suportou 20 anos de encarceramento nos chamados “cemitérios para vivos” da ditadura stronista, junto com os Professores Antonio Maidana, Julio Rojas e Alfredo Alcorta, na 3ª Delegacia de Assunção (desde 27 de agosto de 1958 até 1977), por ser dirigente comunista e ter estado a frente da greve geral.
Antes, Ananías tinha estado 4 anos na cadeia velha (de 1947 a 1949 por ter participado da luta clandestina contra a ditadura do General Higinio Morínigo, e de 1951 a 1953 por ter participado na organização do Movimiento por la Paz, contra o envio de soldados paraguaios como bucha de canhão à agressão imperialista contra a Coreia).
Após muitos anos de exílio, Ananías voltou e foi destacada figura nos combates contra a continuidade ditatorial da chamada “transição para a democracia”.
Hoje, o camarada Ananías Maidana está presente junto a nós, a todo seu povo na luta contra a restauração do terrorismo de Estado e das privatizações entreguistas do Governo de Cartes, na luta pela liberdade de Rubén Villalba e de todos os camponeses perseguidos antes e depois do massacre de Marinakue, na luta pela democratização com justiça social, contra a intervenção imperialista.
Assim como foi um ativo participante e dirigente do Congreso Democrático del Pueblo, em 2002, hoje está presente junto a todos os lutadores e patriotas na construção do Congreso Democrático del Pueblo, uma verdadeira alternativa de poder democrático e popular contra o narcopoder embutido no Palacio de los López.
Ananías é um exemplo de compromisso pleno e consequente com a luta e os ideais libertadores de nosso povo.
Partido Comunista Paraguaio
Assunção, 30 de outubro de 2014
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)