Presidenciável do PCB ‘lamenta’ que PT não tenha relação com as Farc

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Em artigo publicado nesta quinta-feira (29) no site do PCB, o candidato à Presidência pelo partido, Ivan Pinheiro, disse que “infelizmente” o PT não tem relações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A polêmica sobre o tema esteve no debate eleitoral nos últimos dias após José Serra (PSDB) e seu vice, Indio da Costa (DEM), associarem o PT à narcoguerrilha colombiana. A declaração levou o PT a entrar na Justiça contra Indio.

Pinheiro afirma no artigo que a “direita” tenta fazer a vinculação entre o PT e as Farc para desqualificar o papel do Brasil como mediador da atual crise diplomática entre Colômbia e Venezuela. Diz que as relações não existem, mas que, se existissem, poderiam ter ajudado a solucionar o conflito interno na Colômbia.

“A direita, para instigar a guerra entre a Colômbia e a Venezuela, tenta desqualificar o Brasil como mediador da crise. Para isso, acusa o partido do presidente da República de relações e atitudes que infelizmente não são verdadeiras, pois poderiam ter ajudado a solucionar o conflito colombiano”, afirma Pinheiro.

O candidato do PCB disse que já esteve em acampamentos das Farc. Sem mencionar datas, conta esteve em “paisagens deslumbrantes”, passando por “regiões e países” dos quais não se recorda.

“Ficarão para sempre em minha memória os diálogos que mantive com os jovens guerrilheiros e guerrilheiras que conheci e as fotografias que não pude tirar do trabalho dos camponeses, das creches, escolas e postos de saúde criados e mantidos pelo ‘estado’ guerrilheiro em seu território”, disse o candidato.

Pinheiro afirma ter simpatia pelo grupo colombiano e atribui a viagem ao “dever revolucionário”. “Muito mais do que a curiosidade, o espírito de aventura e a simpatia pelas Farc, falou mais alto em minha decisão o dever revolucionário de contribuir, de alguma forma, para os esforços para uma solução política da complexa questão colombiana.”

No artigo, o candidato do PCB afirma que interessa à “oligarquia colombiana” e aos Estados Unidos a manutenção do conflito interno na Colômbia. “O objetivo do imperialismo é reforçar sua presença militar para tentar desestabilizar e derrubar governos progressistas, em especial o da Venezuela.”

Por isso, Pinheiro declara apoiar a iniciativa da diplomacia brasileira de discutir o confronto no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Ele defende ainda que o Brasil busque fazer com que o governo colombiano se sente à mesa com as Farc para negociar a paz dentro do país.

Fonte: http://g1.globo.com


Outras notícias na mídia:

http://www.jusbrasil.com.br/politica/5374179/presidenciavel-do-pcb-lamenta-que-pt-nao-tenha-relacao-com-as-farc

http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.asp?id=29935&t=As+FARC%B4s+est%E3o+na+pauta+de+Ivan+Pinheiro+(PCB)

http://www1.folha.uol.com.br/poder/774732-candidato-do-pcb-lamenta-falta-de-ligacao-entre-o-pt-e-as-farc.shtml

http://tutoriais.ctdo.com.br/ noticias/politica/presidenciavel-do-pcb-lamenta-que-pt-nao-tenha-relacao-com-as-farc.html

http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20100729073137&cat=politica&keys=presidenciavel-pcb-lamenta-pt-nao-tenha-relacao-farc

http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/10533-candidato-do-pcb-a-presidencia-lamenta-falta-de-ligacao-entre-o-pt-e-as-farc

http://www.sindepolce.com.br/noticias/presidenci%C3%A1vel-do-pcb-lamenta-que-pt-n%C3%A3o-tenha-rela%C3%A7%C3%A3o-com-farc

http://www.politicalivre.com.br/2010/07/pcb-lamenta-que-petistas-nao-tenham-relacao-com-as-farc/

http://1001gatos.org/pcb-perdeu-todo-meu-respeito/

http://www.diarioms.com.br/leitura.php?can_id=16&id=120313

http://unimulti.blogspot.com/2010/07/candidado-presidencia-do-pcb-apoia-as.html

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/01/25/_estao_tentando_satanizar_as_farc_diz_parlamentar_brasileiro-328198897.asp

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4594631-EI15311,00-PCB+lamenta+que+petistas+nao+tenham+relacao+com+as+Farc.html

http://www.sidneyrezende.com/noticia/95641+dia+dos+presidenciaveis+marina+pede+voto+para+candidatos+que+vao+a+debates

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/07/presidenciavel-do-pcb-lamenta-que-pt-nao-tenha-relacao-com-farc.html