FARC não aceitam acordo que prevê prisão para seus membros

Na coletiva de imprensa desta terça-feira, o grupo insurgente afirmou que não aceitará um acordo com o Governo que preveja a prisão para qualquer integrante de sua organização.

A correspondente da TeleSUR em Havana (Cuba), Fabiola López, assinalou que nesta nova rodada dos diálogos de paz colombianos, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FAR-EP) asseguraram que não será possível alcançar um acordo que preveja um só dia de cárcere para os integrantes da guerrilha.

“Manifestamos que não é possível um acordo que preveja um só dia de prisão para nenhum guerrilheiro pelo fato de ter exercido o direito à rebelião, de alto valor de humanidade, para acabar com as injustiças que nosso povo padece”, defendeu a delegação de paz dos insurgentes nesta terça-feira, através de um comunicado.

Durante a declaração lida pelo negociador Rodrigo Granda, as FARC reiteraram que não se esquivam de suas responsabilidades no conflito e que as mesmas são enfrentadas “ética e politicamente desde sempre”.

Recentemente, o porta-voz Iván Márquez insistiu que as FARC não se submeterão a cumprir um só dia de cárcere, precisando também que não entregarão as armas, considerando que a intenção é deixar de usá-las politicamente.

O presidente Juan Manuel Santos anunciou, nesta segunda-feira, a viagem de cinco Altos Oficiais das Forças Armadas da Colômbia a Havana para iniciar a discussão do cessar-fogo e confirmou que poderia falar com os EUA para suspender as extradições dos membros das FARC.

Foto: TeleSur

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/04/colombia-farc-no-acepta-acuerdo-que-contemple-carcel-para-sus-miembros/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria