Em Havana se discute o futuro da Colômbia

Havana, Cuba, 25 de maio de 2015

Boletim de Imprensa n° 80

Um chamado à coerência feito pelas FARC-EP ao governo e aos meios de comunicação.

O comandante Pablo Catatumbo, membro da delegação de paz das FARC-EP, se pronunciou nesta segunda-feira sobre os fatos ocorridos em Cauca e Antioquia que deixaram um saldo trágico de 37 guerrilheiros mortos em bombardeios. O líder rebelde indicou que a incoerência do governo de Juan Manuel Santos, ao manter uma ofensiva contra a guerrilha em trégua unilateral, os obrigou a desistir desta.

Quando já nos disponibilizávamos a anunciar a este país o início e a implantação desse acordo, o massacre de 27 guerrilheiros da Frente 29 das FARC-EP no município de Guapi, ao qual se somam outros 10 guerrilheiros mortos em Segovia Antioquia, conduziu inevitavelmente à suspensão de nossa decisão de manter a medida do cessar-fogo unilateral, que já havia se tornado insustentável pela incoerência de um governo que ainda não escolheu adotar com convicção e decisão o caminho da paz”.

O comandante guerrilheiro recordou que o Presidente Santos foi eleito para seu segundo mandato para que conseguisse a paz e a reconciliação do país: “Em Havana se discute o futuro da Colômbia e só os mais ignorantes, os ultramontanos e os belicistas poderiam confundir esta obrigação com o enfraquecimento das partes”, reiterou o chefe guerrilheiro.

“ Nas FARC não nos alegramos pela morte de nenhum compatriota. Sentimos os onze soldados de Buenos Aires e nos dói a morte de todos os nossos camaradas.

Sentimos profundamente a situação do menino indígena Yerman Vázquez Campo, ferido gravemente em 12 de maio por um artefato do Exército abandonado na Fazenda “La Ucrania”, jurisdição El Jagual de Corinto, Cauca, pela força tarefa Apolo, fato que foi silenciado por todos os meios de comunicação”, reiterou o comandante Catatumbo.

Por outro lado, fez um chamado ao governo, aos meios de comunicação do país, para que atuem com responsabilidade frente ao compromisso de construir a paz, e exigiu que os corpos dos combatentes assassinados sejam entregues a suas famílias com prontidão, para que sejam sepultados dignamente.

Finalmente, enfatizou a postura da organização insurgente ante a atual conjuntura. “Manteremos içadas nossas bandeiras de paz e justiça social, cessar-fogo bilateral e Assembleia Constituinte. Por este caminho é possível uma alternativa à guerra”, pontuou o comandante Catatumbo.

Escritório de imprensa da delegação de paz das FARC-EP

Fonte: http://www.pazfarc-ep.org/index.php/noticias-comunicados-documentos-farc-ep/boletin-prensa/2721-en-la-habana-se-discute-el-futuro-de-colombia

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria