Concessões de Camilo à iniciativa privada

imagemNatan dos Santos*

Segundo o dicionário eufemismo é o uso de uma palavra mais agradável em substituição ​a uma palavra menos agradável, com o objetivo de suavizá-la. Esta é a intenção do governador Camilo Santana (PT) ao denominar de “concessões” o pacote anunciado que repassa para a iniciativa privada a gestão e exploração de equipamentos e serviços públicos.

Seguindo a mesma agenda neoliberal do Governo Federal (e implementada pelo PSDB ao logo da década de 90), o que o governador anuncia, na verdade, é um grande pacote de privatizações de parcela importante dos bens públicos do Ceará, como aeroportos regionais, rodovias, metrofor, Centro de Eventos e parte do Porto do Pecém.
Mas por que recorrer a este artifício semântico? Porque as privatizações, antes criticadas pelo PT, já demonstraram, na prática, seu caráter elitista e conservador, ao atender ​a​ os interesses do capital internacional em associação com grandes grupos nacionais que lucram enormemente ao se apossar do patrimônio construído com dinheiro público, muitas vezes em tenebrosas transações em que empresas estatais são vendidas muito abaixo do seu real preço de mercado.

Dessa forma, estes grupos econômicos aumentam o controle sobre a economia e transformam serviços públicos em mercadorias, onde o lucro de poucos é colocado acima das necessidades de muitos. A Coelce é um ótimo exemplo de como a privatização a transformou hoje em alvo frequente da insatisfação do povo cearense.

A história do desmonte do Estado brasileiro iniciada na década de 90 segue seu curso, através de uma política nacional antipopular, que se reproduz localmente, privilegiando o corte no orçamento das políticas públicas, a retirada de direitos trabalhistas, privatizações e sangria de fartos recursos estatais para garantir o privilégio de setores que financiam as campanhas milionárias de partidos da ordem que apresentam diferenças entre si na forma, mas não no conteúdo. A mudança das palavras não altera a realidade dos fatos.

*Cientista social, militante da UJC e do PCB, publicado no Jornal O Povo do dia  20/06/2015

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2015/06/20/noticiasjornalopiniao,3456945/concessoes-de-camilo-a-iniciativa-privada.shtml

Extraído de: https://ujceara.wordpress.com/2015/06/23/concessoes-de-camilo-a-iniciativa-privada/