Piedad Córdoba: cessar-fogo na Colômbia salvará vidas

imagemResumen Latinoamericano/Telesur, 8 de julho de 2015 – Minutos depois da notícia do cessar-fogo unilateral decretado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP), a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba publicou várias mensagens de felicitação e chamados a seguir nas mesas de negociações, através de sua conta no Twitter.

Na rede social, a também defensora dos direitos humanos assegurou que o tema do cessar-fogo não se trata apenas de um requerimento político para avançar nos Diálogos de Paz, mas um gesto humanitário que salva milhares de vidas assediadas por mais de 50 anos.

Ao mesmo tempo, a ativista deixou uma interrogação sobre qual será a resposta que dará agora o Governo colombiano ante a iniciativa de paz das FARC-EP, já que um cessar-fogo unilateral por parte da insurgência mina as razões do Estado para continuar os enfrentamentos, as perseguições e os bombardeios nas zonas rurais, onde existe o maior número de vítimas.

A ex-senadora explicou que esta conquista do cessar-fogo unilateral é produto das mesas de negociações, pelo qual, posicionando a etiqueta #QueNadieSePareDeLaMesa [#QueNinguémPareAMesa] pediu a todos os envolvidos, mais ainda aos países garantidores, a seguir participando dos Diálogos de Paz que ocorrem em Havana, Cuba, até que o fim do conflito seja uma realidade. Assim, solicitou que a partir de agora se avance com maior rapidez no cessar-fogo bilateral e se continue trabalhando pela paz na Colômbia.

Até o momento, o presidente Juan Manuel Santos não deu uma resposta concreta se suspenderá ou não o fogo por parte do Exército. Pelo contrário, longe de conclamar para a paz, apenas escreveu em sua conta no Twitter que é preciso mais ações, porém – paradoxalmente – isso é o que pede aos gritos o povo colombiano ao mandatário.

Por outro lado, o senador colombiano, Iván Cepeda, emitiu seu apoio à decisão das FARC-EP através das redes sociais.

Após o chamado feito pelos países garantidores ao Governo e às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), para estabelecer um acordo de cessar-fogo bilateral, os porta-vozes da insurgência anunciaram, nesta quarta-feira, de Havana, sua disposição de suspender de sua parte os enfrentamentos a partir de 20 de julho, durante um mês.

O processo de paz que desenvolvem o governo e as FARC-EP se encontra na fase 38, no marco de avançar no cumprimento dos pontos tratados ao longo das negociações (iniciados em 2012) para obter uma saída acordada ao conflito.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/07/08/piedad-cordoba-cese-al-fuego-en-colombia-salvara-vidas/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria