COLÔMBIA. FARC-EP: Novo cessar-fogo unilateral a partir de 20 de julho

imagemResumen Latinoamericano / pazfarc-ep / 19 de julho de 2015 –

Comunicado Cessar-fogo unilateral

As FARC-EP comunicam a todos os seus Blocos, Frentes. Colunas, Companhias e demais estruturas político-militares, assim como às milícias bolivarianas, populares e estruturas subordinadas que, a partir da 00:00 hora de 20 de julho próximo, rege a ordem de cessar toda ação de caráter ofensivo contra as forças armadas do Estado e a infraestrutura pública e privada.

A mencionada ordem obedece ao chamado dos países garantidores, Cuba e Noruega, e acompanhantes, Venezuela e Chile, das conversações de paz que ocorrem em Havana e à avalanche de petições públicas, cartas e mensagens de redes sociais dirigidas a nossa Delegação de Paz por parte de incontáveis personalidades e organizações sociais e políticas, igrejas, juntas de ação comunal e movimentos populares em seu conjunto, o que constitui um serio compromisso de nossa organização, cujo cumprimento estrito é responsável cada um dos comandos e integrantes das FARC-EP.

Esta medida prática, de caráter humanitário, constitui um novo gesto de nossa parte no propósito de pactuar com o governo nacional fórmulas cada vez mais efetivas de diminuição deste conflito. Confiamos, portanto, que seja estimada e valorizada em toda sua dimensão, a fim de que não voltem a se repetir os fatos lamentáveis que apenas prejudicam os propósitos de paz e reconciliação. Nenhuma unidade das FARC-EP é obrigada a se deixar golpear pelas forças inimigas e terá todo o direito ao exercício de sua legítima defesa em caso de ataque.

Convocamos o conjunto de personalidades, instituições, movimentos políticos, forças sociais e populares que elevam este verdadeiro clamor nacional, a participarem de maneira ativa na defesa desta nova esperança que exaltamos hoje no território colombiano. Ninguém pode tirar dos colombianos o seu direito de viver em paz, tornando-se urgente o isolamento dos setores que clamam pela guerra, pelas soluções cruéis, pela repressão e pela perseguição ao movimento popular e suas lideranças.

A Frente Ampla pela Paz, o Processo Constituinte, as igrejas e demais organizações e forças interessadas na supervisão deste cessar-fogo contam com toda nossa confiança e colaboração. Consideramos que o governo nacional deva rodear de plenas garantias o exercício desta função patriótica, a fim de avançar de maneira mais convincente para uma verdadeira concórdia nacional, fundada na proibição definitiva da violência, com base na justiça social, na democracia e na soberania.

SECRETARIADO NACIONAL DAS FARC-EP

Havana, 19 de julho de 2015.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/07/19/colombia-farc-ep-nuevo-cese-al-fuego-unilateral-a-partir-del-20-de-julio/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria