Haverá Paz na Colômbia?
Palestras e debate
10 de novembro, terça-feira, às 18:30
Rua da Lapa, 180 – sala 801 – Rio de Janeiro
Sede Nacional do PCB
A história da Colômbia é marcada pela violência do estado burguês e sua submissão ao imperialismo estadunidense. A história do povo colombiano é de resistência, em todas as suas formas de luta, incluindo a insurgência armada.
Para uma reflexão sobre os rumos dos diálogos por uma solução política ao conflito colombiano, o PCB, a UJC e a Fundação Dinarco Reis convidam:
IVAN PINHEIRO, Secretário Geral do PCB, que esteve recentemente em Havana com a Delegação de Paz das FARC-EP, exporá suas impressões sobre a atualidade e perspectivas dos diálogos e da conjuntura colombiana, no contexto da crise mundial do capitalismo e da ofensiva imperialista na América Latina.
ANA CAROLINA RAMOS, doutoranda em História Econômica pela USP, fará uma abordagem sobre o período de vigência da Frente Nacional na Colômbia (1958-1974) e seu impacto sobre a configuração dos movimentos que deram origem aos grupos que optaram pela luta armada como meio de transformação social e lançará seu livro: A Frente Nacional na Colômbia (1958-1974): a ditadura democrática das classes dominantes.
MARCHA PATRIÓTICA – representante do Capítulo Brasil da Marcha Patriótica fará uma exposição sobre a luta das organizações políticas e sociais do campo popular na Colômbia, a campanha pela paz com justiça social e a situação dos cerca de 10.000 presos políticos.