AS CANDIDATURAS DO PCPE OFERECERÃO À CLASSE OPERÁRIA UMA PROPOSTA PARA AVANÇAR PARA A SOCIEDADE SOCIALISTA

O PCPE centrará sua campanha eleitoral na organização de luta operária e na saída do euro e da UE, bem como na necessidade de avançar para uma saída socialista da crise estrutural do sistema capitalista

O Comitê Central do Partido Comunista dos Povos de Espanha reuniu-se nos dias 10 e 11 de setembro do corrente ano para debater, entre outros temas, a proposta que o PCPE apresentará nas próximas Eleições Gerais de 20 de novembro.

O Comitê Central especificou as linhas de trabalho para conseguir a apresentação da maior quantidade de candidaturas nestas eleições, e isso, apesar dos novos obstáculos que lembraram as forças políticas parlamentares na recente modificação da Lei Orgânica de Regime Eleitoral Geral. A atuação decidida da militância do PCPE permitirá demonstrar que existe uma parte do povo que quer candidaturas comunistas nestas eleições e que apóia o nosso Partido para que nada impeça a apresentação de nossas listas.

O Comitê Central aprovou uma proposta programática que nada tem a ver com a posição que caracteriza o programa das organizações reformistas, sustentado na defesa do enquadramento constitucional e do estado do bem-estar. A consigna política central do PCPE será a necessidade de organizar a luta da classe operária contra a forma com que os governos da oligarquia administram a crise, com a proposta da greve geral como principal instrumento de resposta a estas políticas. Esta luta operária terá de se sustentar em um programa que coloque o avanço para a sociedade socialista como referência principal do mesmo. Para isso, as propostas mais imediatas são: impulsionar a saída do euro e da UE, a luta contra as privatizações e o resgate dos serviços privatizados, a defesa da gestão operária das empresas demitem e tenham recebido subsídios, a defesa da negociação coletiva e outras medidas similares.

Um elemento destacado do programa eleitoral do PCPE será a luta contra a guerra imperialista, com a saída da Espanha da OTAN e a diminuição da parasitária despesa militar que ultrapassa 47 milhões de euros diariamente em nosso país.

O Comitê Central do PCPE convoca a classe operária e os setores populares para apoiar suas candidaturas e para não se deixar enganar pelos diferentes gestores do sistema capitalista que, no dia seguinte às eleições, aplicarão uma drástica bateria de cortes contra a classe operária, reduzindo salários, precarizando e barateando mais o emprego, introduzindo a coparticipação na previdência, e impondo novos impostos indiretos que endurecerão ainda mais as condições de vida do povo trabalhador.

Só o avanço eleitoral do Partido Comunista, como parte da estratégia de organização da luta da classe operária, poderá abrir o caminho para um futuro de liberdade e justiça social para as grandes maiorias trabalhadoras.

Categoria