Israel intensifica bloqueio à Faixa de Gaza
Ramallah
O ministro de Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, anunciou a proibição de entrada de combustível à Faixa de Gaza a partir de 17/07 até o próximo domingo, medida que reforça o bloqueio sobre a região costeira palestina.
Segundo Lieberman, o fechamento da passagem fronteiriça de Kerem Shalom às importações de gasolina e petróleo até domingo foi decidido em vista do que chamou de intenções terroristas da organização Hamas.
Na semana passada, o titular de Defesa israelense divulgou igualmente que Kerem Shalom, por onde entram as mercadorias para a faixa, permaneceria fechada, exceto para os alimentos, medicamentos e combustível; agora, este último produto também foi acrescentado à lista dos vetados temporariamente.
Lieberman afirmou também em sua nota que os alimentos e medicamentos ingressarão em Gaza somente se tiverem a aprovação individual específica das autoridades israelenses.
Por outro lado, o governo sionista também decretou a redução da área em que permite aos pescadores realizarem suas atividades, e passou de seis milhas náuticas a apenas três.
Esse panorama pode piorar ainda mais, pois a passagem fronteiriça de Rafah, entre Gaza e Egito, que estava há vários dias funcionando, se encontra fechado por motivos técnicos.
tgj/nvo/mm/gdc
http://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=18015&SEO=israel-intensifica-o-bloqueio-a-faixa-de-gaza