Pelo imediato cessar-fogo em Gaza!

Foto: Zo Haderech

Partido Comunista de Israel

Hadash e Partido Comunista de Israel saúdam o acordo de cessar-fogo

O PCI e o Hadash acolhem com satisfação o acordo de cessar-fogo de Sharm El Sheikh, que visa pôr fim à guerra criminosa de aniquilação travada contra o povo palestino em Gaza e à libertação dos reféns e prisioneiros.

Esta guerra chega ao fim graças à heroica firmeza do povo palestino em Gaza, frustrando os planos de aniquilação e deportação do governo israelense; juntamente com o apoio do movimento de solidariedade internacional que percorreu o mundo, exigindo justiça e independência para o povo palestino.

Parabenizamos todos aqueles que se recusaram a servir nas forças de ocupação e todos aqueles no campo da paz em Israel que se opuseram corajosamente a esta guerra criminosa, principalmente os membros judeus e árabes da “Parceria pela Paz”.

Enfatizamos que o fim total da guerra exige o cumprimento total do acordo de cessar-fogo pelo governo Netanyahu, juntamente com a retirada total das tropas da Faixa de Gaza, bem como a livre entrada de toda a ajuda humanitária necessária para amenizar o sofrimento do povo palestino em Gaza.

Da mesma forma, é necessário pôr fim aos ataques contínuos perpetuados pelos colonos e forças de ocupação contra o povo palestino na Cisjordânia ocupada.

Esta guerra prova inequivocamente que o conflito continuará indefinidamente enquanto o direito do povo palestino à liberdade e à independência, na forma de um estado palestino independente dentro das fronteiras de 4 de junho, ao lado de Israel, com sua capital fixada em Jerusalém Oriental, permanecer não cumprido.

Haifa, 9 de outubro de 2025