Colômbia: Todos os caminhos da Luta pela Paz

imagemCarta da ELN ao dirigente da FARC Jesus Santrich

Resumen Latinoamericano

Caro companheiro e irmão

Jesus Santrich

Prisão de La Picota

Bogotá

Receba nossa saudação Bolivariana, Guevarista e Camilista, com desejos de que se encontre na melhor condição possível, em meio à difícil situação porque está passando você e o processo de paz acordado entre as FARC e o governo colombiano.

Nós nos solidarizamos com a batalha que você lidera pela dignidade revolucionária e contra a traição e perfídia a que os Acordos de Paz de Havana foram submetidos .

Você dá um exemplo de dignidade revolucionária a todos os que lutamos por um país e um mundo melhor. Valorizamos sua entrega total a este processo que lidera desde as fileiras das FARC, com suas reflexões e aportes críticos e autocríticos, os quais sem dúvida manteremos presentes nas nossas tarefas diárias. Utilizamos suas palavras como recomendações, reflexões e racionalização para o processo de solução política que levamos adiante.

Estamos totalmente convencidos de sua inocência, porque conhecemos o regime colombiano e a aliança que mantém com a elite dos Estados Unidos, especialista nos Falsos Positivos: são aqueles que produziram uma montagem judicial, que não só afeta uma pessoa, mas a dignidade das FARC; além de ser um ataque direto ao processo de “paz com mudanças”, a que hoje aspiram milhões de colombianos.

Sabemos que sobrevêm tempos difíceis, de aguda e dura confrontação em todos os terrenos. A repressão militar a toda forma de resistência aumenta dia a dia, ao que se somam as montagens judiciais, a criminalização das lutas, a ingerência dos EUA cada vez maior na região e o contínuo alinhamento da elite da Colômbia ao plano imperialista.

Buscamos o fortalecimento de um caminho de solução política, fazemos esforços para que não rasguem os acordos de paz e possamos dar continuidade a esta Mesa de Diálogos; propósitos aos quais nos acompanham los 8 milhões de compatriotas que no dia 17 de junho passado votaram “pelas mudanças e pela paz”. Assim mesmo, a comunidade internacional manifesta seu apoio a esta busca. Tudo isto nos motiva a seguir buscando a maneira de prosseguir com o sétimo ciclo de conversações entre o Exército de Libertação Nacional e o Governo de Duque.

Para o povo colombiano é estratégica a continuidade do projeto político e histórico das FARC, porque vocês são um bastião importante das lutas que travamos por uma Nova Colômbia.

Estamos convencidos de que para a construção da paz é necessária a confluência de todos os caminhos de luta e a unidade de todos os setores sociais e políticos alternativos.

Amplos setores da sociedade colombiana começam a perder o medo, importantes movimentos sociais e políticos se somam à exigência do cumprimento dos acordos de paz, ao respeito e à proteção da vida dos líderes sociais. Todos estes acontecimentos nos mantêm firmes na convicção de que vale a pena fazer os esforços para continuar o processo de solução política que nos leve a resolver as causas que geraram a sublevação armada.

O Estado colombiano não possui cárceres, porque o que existem são centros de superlotação e tortura, dirigidos com especial sanha contra os lutadores dignos como você; expressamos toda nossa solidariedade e nos esforçaremos para contribuir com o alívio à crise humanitária que você vem sofrendo, assim como toda a população carcerária colombiana.

Delegação de Diálogos

ELN – Exército de Libertação Nacional.

http://www.resumenlatinoamericano.org/2018/08/21/colombia-carta-del-eln-al-dirigente-de-la-farc-jesus-santrich-todos-los-caminos-de-la-lucha-por-la-paz/