Colômbia: comunicado sobre plano criminoso contra membros da FARC

imagemResumen Latinoamericano

O Conselho Político Nacional da Força Alternativa Revolucionária do Comum deseja chamar a atenção do país sobre a gravidade do que vem ocorrendo com os ex-guerrilheiros em todo o território nacional, diante dos fatos ocorridos no domingo, dia 4 de novembro, no bairro Belén la Nubia, da cidade de Medellín, em que foi objeto de um atentado a camarada Fancy Urrego (Erika Montero), no momento de sair de sua residência, por parte de quatro sujeitos que se movimentavam em duas motos sem placas e que, sem mediar palavra abriram fogo contra a dirigente, produzindo-se uma troca de disparos com os integrantes de seu esquema de segurança, afortunadamente sem consequências que lamentar.

Fancy María Orrego é integrante do Conselho Político Nacional, dirigente comprometida com a construção de paz com Justiça Social e na implementação do acordo firmado em 24 de novembro no teatro Colón de Bogotá, além de ter participado ativamente na construção do Acordo de Paz, enfatizando o enfoque de gênero que inclui as mulheres como atores fundamentais para a construção de uma sociedade em Paz.

Somam cerca de 80 os ex-guerrilheiros e familiares de ex-guerrilheiros assassinados, desde que se firmou o acordo de paz, sem que até o momento haja mostra de maior interesse da parte das autoridades para tratar de esclarecer as causas e responsáveis pelos mesmos.

Há poucos dias recebemos informação de que os organismos de inteligencia da polícia haviam detectado planos para atentar contra os dirigentes do partido FARC. Tudo indica que o ocorrido no sábado passado na cidade de Medellín seja o início deste plano criminoso, razão pela qual exigimos do Governo e do Estado colombiano maior celeridade no esclarecimento destes fatos e de todos os que têm retirado a vida de militantes e familiares do partido FARC; assim como todas as garantias para o exercício de nossa atividade política, tal como foi pactuado no Acordo de Paz.

Solicitamos uma reunião de emergência com o Presidente Duque, a fim de expor pessoalmente nossas preocupações e escutar sua opinião frente a esta grave situação. É necessário avaliar conjuntamente tudo o que se refere às garantias e medidas de segurança para nosso partido e seus militantes.

Solicitamos à Segunda Missão da ONU, aos países garantidores e a toda a comunidade internacional, assim como à Procuradoria e à defensoria do povo, que tomem nota destes fatos que estamos denunciando.

Fazemos um chamado a todos os partidos políticos, aos diferentes setores sociais, aos meios de comunicação e forças vivas da nação, no sentido de que expressem sua condenação a estas agressões.É o momento de unirmo-nos todos, sem distinção política, em torno da defesa da vida, da paz e da democracia, em um grande pacto nacional para retirar as armas e a violência da política. A Colômbia não pode permitir que se repita o genocídio da União Patriótica contra aqueles que firmaram a paz apostando no exercício legal da política.

06 de novembro de 2018.

Conselho Político Nacional, Força Alternativa Revolucionária do Comum. FARC.