CUBA: maior índice de desenvolvimento educacional na América Latina

imagemYenia Silva Correa

A educação aparece entre os setores fundamentais aos quais o Estado aloca parte do orçamento anual. Foto: Lorenzo Crespo Silveira

CUBA é o país da América Latina e do Caribe com o maior índice de desenvolvimento educacional. Na região, somente Cuba alcançou os objetivos globais de Educação para Todos, no período de 2000 a 2015. Cuba é um exemplo mundial das melhores práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Estas foram algumas das manchetes publicadas, desde 2016 até o presente, no site oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). De fato, o último é de data recente (março de 2018).

Não é de estranhar que as notícias sejam favoráveis, pois algumas semanas após o início do ano, funcionários do Ministério das Finanças e Preços anunciaram que as principais despesas do orçamento do Estado para 2018 no setor social seriam dedicadas a atividades essenciais, entre as quais aparece a educação.

A Ilha maior das Antilhas não se limitou a alcançar as metas estabelecidas por organizações internacionais no campo da educação, mas foi se enriquecendo com a contribuição de seus professores para acompanhar os tempos que estamos vivendo.

O ano em curso começou com as festividades no ensejo do 290º aniversário da Universidade de Havana. O aniversário foi dedicado a Fidel, uma das muitas personalidades da história nacional que fez sua formação universitária na prestigiada instituição.

Esta casa de altos estudos foi mais uma vez notícia quando se classificou dentre as 20 melhores da América Latina (19ª colocação, compartilhada com a Universidade da Costa Rica) com vista a 2019, de acordo com o QS University Rankings Latin America.

Outra novidade: no início de dezembro, pela primeira vez em quase 300 anos, uma mulher, a doutora em Ciências Matemáticas, Miriam Nicado Garcia, assumiu a administração desta escola, na qual mais de 130 mil profissionais se formaram depois de 1959.

Em fevereiro, o país sediou a 11ª edição do Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2018, reunião em que o centenário da reforma de Córdoba e a ligação entre a Universidade e a Agenda 2030 ocuparam um lugar importante nas discussões e análises dos delegados e convidados nacionais e estrangeiros.

Poucas semanas antes do final do ano letivo de 2017-2018, professores e mestres dos níveis primário, médio e médio se reuniram em Havana para preparar o próximo período letivo.

A ocasião foi propícia para abordar questões fundamentais como o progresso da terceira melhoria do sistema nacional de educação, a entrada em escolas pedagógicas, a preparação dos professores e o intercâmbio entre a escola, a família e a comunidade.

Em outubro de 2018, um novo subsistema educacional começou a ser implementado: o nível de Ensino Superior do Ciclo Curto. Projetado para alunos que concluem o ensino médio, esta nova modalidade é estudada pessoalmente em dois ou três cursos e fornece uma preparação intermediária entre o técnico médio e o graduado da universidade.

Este nível de educação começou com 25 programas de ciclo curto, nas especialidades de ensino, redes e segurança de computadores, alfândega e tecnologia da saúde, e responde às necessidades da força de trabalho dos territórios.

Aqueles que se formarem nesse subsistema podem entrar no mercado de trabalho e, se desejarem continuar os estudos universitários, podem fazê-lo através dos cursos por encontro.

Durante os últimos doze meses, os processos iniciados anteriormente foram continuados. O Ministério da Educação trabalhou na validação de novos programas, manuais e orientações metodológicas e presta especial atenção à formação de valores.

As universidades, entretanto, vão passando progressivamente para o plano de estudos E, cuja principal característica é que reduz para quatro anos as disciplinas de nível superior e, simultaneamente, cria as condições para que seus alunos possam cumprir a exigência de demonstrar proficiência em língua inglesa para poder se formar.

Cada passo e cada resultado neste setor confirmam a prioridade que o país dá a nobre tarefa de ensinar e confirmam que a educação e o reconhecimento que ganhou internacionalmente são, sem dúvida, um dos pilares da Revolução Cubana, a que baniu para sempre da terra cubana o analfabetismo, com uma campanha que ensinou a ler e escrever a muitos, e continuou levando a luz da sabedoria a outros povos do mundo, através do programa ‘Sim, eu posso”.

Portanto, em 22 de dezembro, o dia que Cuba toda parabenizamos os professores, não faltou a festa em cada sala de aula, o abraço e agradecer aos nossos professores por sua entrega excepcional, porque, nas palavras de Eusebio Leal, historiador da Cidade de Havana: «Somente aqueles que são capazes de transmitir suas convicções com suas próprias vidas podem ser professores. Nunca nos esqueçamos que ninguém dá o que não tem».

http://pt.granma.cu/cuba/2016-01-05/cuba-seu-alto-indice-de-desenvolvimento-humano