Por um transporte a serviço da classe trabalhadora, não do lucro!

imagemEm São Paulo, todo dia, milhões de pessoas utilizam o transporte público para ir das suas casas para seus empregos, suas escolas e para seu lazer. Isso só é possível graças a milhares de trabalhadores e trabalhadoras: metroferroviários, motoristas e cobradores, que sofrem com intensos ritmos de trabalho, atrasos e descontos absurdos em seus salários, além da rotina exaustiva do trânsito de São Paulo!

As manifestações de junho de 2013 revelaram a importância que a população dá ao sistema público de transporte: por conta do aumento na passagem e em protesto contra o fato de ninguém fazer nada com os abusos dos empresários do transporte, as ruas da cidade foram paradas! Nos anos seguintes, as greves dos trabalhadores dos ônibus foram as mais fortes, depois de muito tempo. Precisamos de um sistema de transporte público de qualidade, no qual haja dignidade para trabalhadores e usuários.

Mas os últimos governos vão na contramão disso: Dória, quando prefeito, queria demitir dezenas de milhares de cobradores e reduzir o número de linhas. Agora que será governador, já anunciou que aumentará, junto com Bruno Covas, o preço da passagem, mas nada falou sobre o altíssimo lucro das empresas. Com a privatização de linhas de Metrô, o governo ataca os salários e direitos dos metroferroviários e enriquece as empreiteiras que compram essas obras (feitas com dinheiro público) a preço de banana, em um golpe bilionário contra a classe trabalhadora.

Os lucros astronômicos dos empresários do transporte vão na contramão de um transporte digno, de qualidade e gratuito. Por isso acreditamos na municipalização das frotas de ônibus, sob controle de um Conselho Popular: só tirando o transporte público das mãos das máfias do transporte será possível estancar a sangria que arranca milhões aos cofres públicos e do bolso da população. Defendemos um sistema de transporte sobre trilhos público e de qualidade, também sob controle popular.

Só assim poderemos falar verdadeiramente em Passe Livre: pondo em primeiro lugar os interesses da população trabalhadora; não os lucros dos exploradores.

Por acreditar nisso, o Partido Comunista Brasileiro se soma a toda a mobilização contra o aumento das passagens e pela Tarifa Zero. Convidamos toda a população, em especial as trabalhadoras e os trabalhadores, a se unirem a essa luta. Só com muita união conseguiremos evitar mais uma medida antipopular dos governos e dos milionários, os quais colocam o seu enriquecimento em primeiro lugar – e nossa necessidade de transporte em último!

PCB – SÃO PAULO