Venezuela: frustrada tentativa de golpe da direita servil aos EUA

imagemGRANMA – CUBA

O vice-presidente de Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, denunciou as ações de golpe de um pequeno grupo de soldados e instou o povo a preservar a paz.

O presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, Diosdado Cabello, negou a captura da Base Aérea de La Carlota, depois que um pequeno grupo de soldados se rebelou com intuito de promover um golpe juntamente com a extrema direita, informa a Telesur.

“Nenhuma instalação militar foi violada no país, eles estão na rua no Distribuidor Altamira e estamos direcionando as operações a partir da Base Aérea La Carlota”, explicou. Da mesma forma, o governo nacional pediu ao povo venezuelano para se reunir diante do Palácio de Miraflores e rejeitar a tentativa de golpe.

No início da manhã desta terça-feira, 30 de abril, o vice-presidente de Comunicação, Jorge Rodríguez, informou que um grupo de soldados estava localizado no distribuidor de Altamira, no leste de Caracas, para promover um golpe junto com a extrema direita.

A Venezuela foi submetida, nos últimos meses, a um cerco internacional que incluiu o apoio dos Estados Unidos à autoproclamação como presidente interino do deputado de oposição Juan Guaidó, denunciado como um golpe continuado ao governo nacional.

As autoridades das diferentes instituições venezuelanas estabeleceram uma posição de rejeição à tentativa de golpe de Estado.

O vice-presidente de Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que a tentativa de golpe promovida por um pequeno grupo de soldados foi desativada. Através de sua conta no Twitter, o funcionário alertou sobre as atividades desse grupo rebelde: “Informamos ao povo da Venezuela que estamos enfrentando um pequeno grupo de soldados traidores que foram posicionados no Distribuidor Altamira para promover um golpe contra a Constituição e a paz da República”, disse Rodriguez.

O presidente dos Conselhos de Estado e Ministros de Cuba, Miguel Diaz-Canel, expressou no Twitter sua rejeição à tentativa de golpe: “Nós rejeitamos esse movimento golpista que visa promover a violência na Venezuela. Os traidores que se colocaram na linha de frente desse movimento subversivo usaram tropas e policiais com armas de guerra em uma via pública da cidade de Caracas para criar ansiedade e terror”.

Por sua parte, o chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, condenou energicamente na rede social a tentativa de golpe na Venezuela e expressou forte apoio e solidariedade de Cuba para com o presidente constitucional desse país irmão.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: http://pt.granma.cu/mundo/2019-04-30/ao-vivo-frustrada-tentativa-de-golpe-promovida-pela-oposicao-na-venezuela

O povo em Miraflores apoia Maduro e exige punição aos golpistas

Resumen Latinoamericano, 30 de abril de 2019.

O Estado venezuelano convocou o povo para defender a soberania daquela nação e rejeitar qualquer tentativa de golpe contra o governo constitucional.

O povo da Venezuela concentrou-se perto da sede do governo venezuelano, o Palácio de Miraflores, em apoio ao presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, após a tentativa de golpe liderada por um setor da oposição venezuelana, nesta terça-feira, 30 de abril.

Desta forma, a comunidade venezuelana demonstra seu apoio à democracia da nação sul-americana e rechaça de maneira direta qualquer tentativa de minar as fundações da liberdade venezuelana.

Neste sentido, o povo da Venezuela responde ao apelo feito pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), Diosdado Cabello, que incentivou a comunidade do país sul-americano a comparecer no Palácio vizinho de Miraflores para defender a legitimidade do mandato de Nicolás Maduro diante dos ataques da direita venezuelana e da administração dos Estados Unidos (EUA).

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/04/30/venezuela-el-pueblo-en-miraflores-vitorea-a-maduro-y-pide-castigo-a-los-culpables-de-la-asonada-fotos/

Governo venezuelano denuncia respaldo dos EUA a tentativa de golpe Resumen Latinoamericano, 30 de abril de 2019.

O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, e o vice-presidente desta nação, Delcy Rodríguez, denunciaram o respaldo dos altos líderes dos EUA a iniciativas golpistas na nação sul-americana.

O governo venezuelano expressou sua rejeição ao apoio dos Estados Unidos à tentativa de golpe levada a cabo nesta terça-feira por um pequeno setor da oposição venezuelana.

Nesta linha se manifestou o vice-presidente executivo da Venezuela, Delcy Rodríguez, que repudiou os comentários emitidos pelos líderes do governo dos EUA.

Várias fontes do governo dos EUA expressaram seu apoio à tentativa de golpe na Venezuela nesta terça-feira por um setor da oposição neste país.

Um dos primeiros a ratificar o seu apoio à tentativa de desestabilizar o país sul-americano foi do Senador Marco Rubio, que veementemente expressou seu desejo de ver deposto o governo constitucional do presidente Nicolas Maduro.

“Não deixem de aproveitar esta oportunidade (…) Não deixem este momento escapar. Pode não voltar”, disse Rubio através de sua conta na rede social Twitter.

O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, denunciou estas iniciativas dos EUA, especialmente as emitidas pelo Secretário de Estado dos EUA. Mike Pompeo, que anunciou o início da chamada “Operação Liberdade”, como é conhecido o plano desestabilizador, e anunciou seu total apoio à iniciativa.

Da mesma forma se manifestou o assessor da Segurança Nacional do governo estadunidense, John Bolton, que criticou duramente o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, e afirmou que “os Estados Unidos estão com o povo da Venezuela”, embora apenas um grupo reduzido tenha tentado promover estas ações contra o Governo nacional.

Nos últimos tempos, os EUA têm promovido uma série de ações de desestabilizadoras na Venezuela, com a intenção de derrubar o governo do presidente Maduro, ao mesmo tempo em que aplica duras sanções e uma forte campanha de mídia em nível internacional, que tem como objetivo destruir as conquistas da Revolução Bolivariana.

Telesur

http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/04/30/gobierno-venezolano-rechaza-apoyo-de-ee-uu-a-intento-de-golpe/