ONU: Missão Moradia (Venezuela) é exemplo para o mundo
ONU reconhece Venezuela entre as nações que mais garantem o Direito à Moradia
“A GMVV (Grán Misión Vivienda Venezuela) continua a ser um exemplo para o mundo de que a habitação na Venezuela é um direito social, e não uma mercadoria”
Na primeira Conferência da ONU-Habitat, sediada em Nairobi, Quênia, a Organização das Nações Unidas reconheceu a Venezuela como um dos países que mais garantem o direito à moradia para a população.
O Ministro venezuelano para a Moradia e a Habitação, Ildemaro Villarroel, fez esta declaração nesta terça-feira (22/05) via Twitter. A ONU-Habitat é a mais alta instância deliberativa sobre o tema relativo ao desenvolvimento urbano e habitação sustentáveis.
Durante as reuniões do primeiro dia da Conferência, que ocorre entre os dias 27 e 31 de maio, o governo venezuelano apresentou um panorama de seu programa social desde que foi concebido.
O ministro venezuelano também utilizou suas plataformas nas redes sociais para chamar atenção ao encontro de que participou junto com o diretor da ONU-Habitat Mohd Sharif.
“Neste encontro, falamos das conquistas do programa Grán Misión Vivienda Venezuela (GMVV) e os desafios para sustentar sua missão socialista”, disse Villarroel.
O evento reúne 193 membros das Nações Unidas, e as conquistas do programa social da Venezuela serão apresentadas a todos os presentes.
“A GMVV continua a ser um exemplo para o mundo de que a habitação na Venezuela é um direito social, não uma mercadoria”, disse o ministro venezuelano.
O ministro venezuelano explicou por meio de sua conta no Twitter que a delegação venezuelana sediou encontros com representantes de vários outros países.
“Do Quênia na ONU-Habitat, estamos tendo um encontro bilateral com a República da Sérvia. O governo bolivariano está fortalecendo relações de cooperação e colocando a GMVV como modelo para que o mundo possa ver.”
Em outro tweet, o ministro destacou o encontro com o Ministro de Habitação e Planejamento Urbano da República da Algéria. “Estamos compartilhando experiências bem sucedidas em promoção habitacional, e estamos coordenando visitas técnicas entre os países para aprender sobre as potencialidades de cada um nesta área”, disse o ministro bolivariano.
Atualmente, a GMVV já cumpriu um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030. Desde 2011, o governo venezuelano construiu mais de 2,64 milhões de moradias dignas às famílias venezuelanas.
Tradução; Partido Comunista Brasileiro (PCB)