Nova escalada dos Estados Unidos contra o Irã

imagemIniciativa Comunista – Jornal do Polo de Renascimento Comunista Francês (PRCF)

Esta é uma nova escalada, muito perigosa, que é lançada pelo imperialismo estadunidense contra o Irã, ameaçando incendiar o Oriente Médio. Na noite de 2 de janeiro, sob ordem de Trump, o exército americano – no que se chama adequadamente de atentado – bombardeou o aeroporto internacional de Bagdá em atividade, para matar diversas altas autoridades iraquianas e iranianas. No atentado, o general iraniano Chassem Soleimani foi assassinado. Soleimani era o chefe da força Al Qods, uma seção internacional do exército iraniano. Parece que ele acabava de chegar de um voo vindo de Beirute.

A televisão iraquiana confirmou o assassinato, também, de Abu Madhi Al Muhandis, chefe das Mobilizações populares (PMF Al Hashd Al Shaabi), uma das principais forças combatentes contra o DAESH, integrado ao exército iraquiano. Os mísseis explodiram a algumas dezenas de metros do terminal de passageiros em uma via aberta ao público, a via de acesso ao aeroporto internacional de Bagdá, demonstrando claramente todo desprezo norte-americano pela segurança da população civil.

Imediatamente reivindicado por Trump no Twitter, o ataque foi uma sequência de bombardeios do exército dos EUA contra posições das Mobilizações Populares na fronteira síria. Bombardeios que levaram a poderosas manifestações em Bagdá contra a embaixada americana, resultando em diversos vidros blindados destruídos, porém, sem qualquer violência contra os funcionários norte-americanos.

Durante o ataque, parece que dois jornalistas franceses em Bagdá foram brevemente sequestrados, sem que se saiba por quem, mas foram liberados.

Esse atentado para assassinar altas personalidades iranianas é uma nova escalada militar. Na França, os comunistas, pela voz do PRCF, denunciam um “ato de guerra que pode incendiar todo o Oriente próximo” e ameaça a paz mundial:

image.png

O PRCF jamais manifestou simpatia pelo regime brutal e clerical dos mollahs, que reprime duramente as massas populares destituídas de justiça social e de liberdade.

Mas não resta dúvida que o atentado terrorista do Estado ianque contra um general iraniano constitui um ato de guerra e uma provocação política voltada a incendiar todo o oriente próximo e talvez o planeta. Evidentemente, não para satisfazer as justas reivindicações sociais dos trabalhadores iranianos e seus irmãos iraquianos, mas com o único objetivo de restaurar a plena hegemonia estadunidense sobre o Oriente próximo, hegemonia que foi quebrada com a derrota sofrida na Síria pelos jihadistas protegidos por Washington e pela Arábia Saudita.

A democracia, o progresso social e o socialismo nessa região geoestratégica não passa por qualquer apoio ao imperialismo atlântico, pior inimigo mundial da paz e dos povos soberanos, mas pela solidariedade internacional dos trabalhadores e pelo renascimento de uma larga frente anti-imperialista mundial.

Comunicado do PRCF – 3 de janeiro de 2020

Tradução do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nouvelle escalade Etats-Unienne contre l’Iran .

Categoria
Tag