Solidariedade ao Partido Tudeh do Irã!

Nós, partidos comunistas e operários abaixo assinados, expressamos nossa total e ativa solidariedade para com o Partido Tudeh do Irã (PTI), que marca o 40º aniversário da segunda onda de ataques do regime teocrático que prendeu 10.000 de seus membros, incluindo quadros-chave, em 27 de abril de 1983. Centenas dos presos foram mortos sob tortura ou posteriormente executados.

No artigo 5º do Plano de Ação do 22º Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários em Havana, Cuba, em outubro de 2022, o qual foi aprovado por unanimidade, TODOS nos comprometemos a expressar solidariedade aos comunistas que enfrentam perseguições e proibições ao livre exercício de seus direitos políticos; com firme oposição aos regimes ditatoriais, à repressão e à discriminação em matéria de direitos e liberdades democráticas.

O regime teocrático do Irã prendeu o secretário-geral e todos os principais líderes e alguns quadros do Partido Tudeh em 6 de fevereiro de 1983, no primeiro ataque violento, submetendo-os a meses de tortura desumana, assassinando-os e mutilando-os ao longo do processo, que resultou também na ilegalidade do Partido dos comunistas iranianos.

O ataque ao PTI foi realizado em coordenação e cooperação com as agências de segurança dos países imperialistas – especialmente a CIA, o MI6 da Grã-Bretanha e o Mossad de Israel, bem como as forças de segurança do Paquistão e da Turquia.

A verdadeira razão do regime para o ataque total ao Tudeh foi porque o Partido se opôs ao desvio da direção inicial e à reversão do curso da revolução democrática nacional de 1979, com o abandono de seus ideais sociais, econômicos e políticos pelos grupos islâmicos. O Tudeh havia se tornado um partido de massas da classe trabalhadora e era extremamente popular e eficaz na mobilização da opinião pública. O regime temia a influência do Partido dos comunistas, principalmente no seio da classe trabalhadora, pois poderia se tornar uma alternativa verdadeiramente popular, defensora da paz e do progresso no Irã.

O Tudeh também se opôs à política do regime islâmico de continuar a guerra fratricida entre Irã e Iraque depois que as forças iraquianas foram derrotadas e expulsas das fronteiras do Irã no verão de 1982. O PTI acreditava que a continuação da guerra enfraqueceria as duas importantes noções do Oriente Médio, e isso só beneficiaria os países imperialistas.

Com efeito, o Tudeh foi submetido ao ataque mais bárbaro apenas porque apoiou as principais bandeiras da revolução de 1979, se posicionando contra a guerra e defendendo a paz e o socialismo.

Hoje o Irã é governado por uma ditadura teocrática desacreditada, a economia do país está arruinada e nenhuma das conquistas da revolução de 1979 sobreviveu. O país está mergulhado em uma crise econômica, social e cultural multidimensional. A ditadura dominante, representando as grandes classes burguesas mercantis e burocráticas, bloqueia o desenvolvimento de qualquer alternativa genuinamente progressista através da força bruta e da repressão.

Apoiamos a luta legítima do povo iraniano pela paz, direitos humanos e democráticos, soberania e justiça social. Também rejeitamos veementemente qualquer interferência do imperialismo e dos regimes reacionários do Oriente Médio nos assuntos internos do Irã. A direção futura dos desenvolvimentos políticos no Irã é uma decisão a ser tomada exclusivamente pelo próprio povo do Irã.

Assinado por:

Partido Comunista da Albânia
Partido Comunista da Áustria
Partido do Trabalho da Áustria
Tribuna Progressista Democrática do Bahrein
Partido Comunista de Bangladesh
Partido Comunista da Bélgica
Partido dos Trabalhadores da Bélgica
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista da Grã-Bretanha
Partido Comunista do Canadá
Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia
AKEL (Chipre)
Partido Comunista na Dinamarca
Partido Comunista do Egito
Partido Comunista da Finlândia
Partido Comunista Francês
Partido Comunista Alemão (DKP)
Partido Comunista da Grécia
Partido Comunista da Índia
Partido Comunista da Índia (Marxista)
Partido Tudeh do Irã
Partido Comunista Iraquiano
Partido Comunista do Curdistão-Iraque
Partido Comunista da Irlanda
Partido dos Trabalhadores da Irlanda
Partido Comunista de Israel
Partido Comunista da Jordânia
Novo Partido Comunista da Holanda
Partido Comunista da Noruega
Partido do Povo Palestino
Partido Comunista do Paquistão
Comunistas da Sérvia
Partido Comunista Sul-Africano
Partido Comunista da Espanha
Partido Comunista dos Povos da Espanha
Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha
Comunistas da Catalunha
Partido Comunista Sudanês
Partido Comunista da Suazilândia
Partido Comunista da Suécia
Partido Comunista dos EUA (CPUSA)
Partido Comunista da Venezuela

O Manifesto está aberto para novas subscrições

Tradução: Partido Comunista Brasileiro – PCB

FONTE:

http://www.solidnet.org/article/Tudeh-Party-of-Iran-Joint-Statement-We-stand-in-solidarity-with-the-Tudeh-Party-of-Iran-inchampioning-peace-and-progress-in-Iran/