Contra a privatização da Trensurb!

PELOS DIREITOS DOS/AS METROVIÁRIOS/AS

Nota Política do PCB RS

Sabe por que os e as metroviárias estão em greve? A principal pauta que motiva a mobilização é a necessidade da retirada da Transurb da lista de empresas a serem privatizadas pelo Plano Nacional de Desestatização (PND), onde ainda permanece desde a gestão Bolsonaro-Mourão. Além disso, os e as metroviárias exigem o cumprimento do acordo coletivo e o pagamento do adicional de risco de vida dos trabalhadores da área de segurança.

A privatização de empresas estatais é parte de um projeto para proporcionar lucros sobre o patrimônio público, o qual deve ser gerido pela classe trabalhadora e não por grandes empresários. Privatizar significa colocar o lucro acima de tudo. Significa precarizar o trabalho e a qualidade dos serviços.

No Rio Grande do Sul temos o exemplo recente da CEEE que foi privatizada e a qualidade dos serviços piorou, houve demissões e aumento da precarização do trabalho. São muitos os exemplos de empresas que foram privatizadas e geraram danos à população.

Um outro caso importante e conhecido é o da Vale, que é responsável por diversos crimes ambientais como o de Brumadinho e Mariana. Em Porto Alegre, temos a recente terceirização dos postos de saúde, que gerou e gera demissões continuamente. Não vamos permitir mais uma privatização!

Exigimos a estatização de todo o transporte público! Em Porto Alegre, é fundamental a reestatização da Carris e a recontratação dos e das cobradoras de ônibus! Motoristas sobrecarregados, ônibus lotados, passagens caras são parte do projeto de privatização, de lucro acima dos interesses da classe trabalhadora! É por isso que somos contrários à privatização da Trensurb! Metroviários e Metroviárias, estamos juntos e juntas para lutar em mais esta peleia!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA TRENSURB!
POR UM TRANSPORTE PÚBLICO 100% PÚBLICO, ESTATAL E DE QUALIDADE!
PELO DIREITO À CIDADE!