Biografia de Sofia Manzano

imagem

Sofia Manzano nasceu em 19 de maio de 1971, na cidade de São Paulo, SP. Morou em Guarulhos na infância e depois mudou-se com a família para um sítio na zona rural da cidade de Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo. Realizou o ciclo da educação básica entre a escola pública e instituições privadas de São José dos Campos e Santa Isabel. Voltou a morar na cidade de São Paulo em 1988.

Casada, tem um filho de seu primeiro casamento. Musicista, toca piano e flauta. Em 1989, participou como flautista da gravação de um disco, o “Zimbo Trio e as crianças”. Mantém aceso o estudo e a leitura da literatura russa do século XIX e começo do século XX.

É graduada em Ciências Econômicas pela PUC/SP, mestra em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutora em História Econômica pela USP. Em São Paulo, integrou a direção do Instituto Luiz Gama (ILG). Aprovada em primeiro lugar em concurso público para professora do curso de Economia da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), mudou-se para Vitória da Conquista, Bahia, em outubro de 2013. Hoje, desenvolve pesquisas sobre mercado de trabalho e desigualdade social no capitalismo. Autora de diversos artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, tem publicado o livro Economia política para trabalhadores (São Paulo: ICP, 2. ed., 2019), novamente esgotado.

Começou sua militância no PCB em 1989, durante a campanha presidencial daquele ano. Em 1990, ainda muito jovem, participou no apoio às delegações de sindicalistas que decidiram, em histórica Conferência de Praia Grande (SP), a desfiliação do movimento sindical comandado pelo PCB da CGT e aprovou a filiação à CUT. Participou de todos os congressos desse partido desde o 9º Congresso, em 1991. A partir de 1992, passou a fazer parte do Comitê Central da Reconstrução Revolucionária do PCB.

Além da militância na Reconstrução Revolucionária do PCB, a partir de 1992, em conjunto com outras e outros jovens comunistas, a exemplo de Leandro Alberto, reorganizou a União da Juventude Comunista (UJC), ocupando sua presidência. Ainda nessa organização e também a partir de 1992, teve importante trabalho no restabelecimento dos contatos internacionais dos comunistas, impulsionado pelos movimentos de juventudes comunistas de vários países, que também promoviam seus ajustes de contas com os diferentes rachas reformistas no movimento comunista e nos partidos comunistas. Nessa tarefa, viajou para a Colômbia, Argentina, Portugal, Cuba, ainda nos anos 1990. Em Portugal, onde esteve duas vezes com essa tarefa, nessa década para atividades políticas da UJC, participou, em fevereiro de 1995, da reunião da FMJD que buscou reorganizar essa instância das juventudes democráticas e revolucionárias, ocasião em que garantiu a permanência da UJC no Conselho Geral da FMJD.

A partir das tarefas internacionais do movimento de juventudes revolucionárias, como dirigente da UJC, participou da organização da delegação brasileira ao XIV Festival Mundial da Juventude que ocorreu em Cuba em julho de 1997, bem como do operativo do Cone Sul durante o Festival. No Movimento Estudantil, foi dirigente do Centro Acadêmico Leão XIII, na PUC, e participou de vários congressos da UNE nos anos 90.

No Movimento Sindical, enquanto trabalhava no ensino superior privado, em São Paulo, foi da base do Sinpro – SP. A partir de 2013, passou a integrar a base da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ADUSB, seção sindical do ANDES. Foi vice-presidente da ADUSB entre os anos 2015 e 2016. Em 2015, integrou o comando da greve das universidades estaduais da Bahia, participando das mesas de negociação junto ao governo estadual. Uma greve importante, que teve como pauta a defesa da carreira docente, aumento no orçamento para as universidades estaduais e o apoio às pautas da permanência estudantil.

Faz parte da Unidade Classista e compõe a Fração Nacional da UC no Andes-SN. Assim, tem participado regularmente dos congressos desse sindicato bem como do movimento sindical na base. Em 2014 integrou a chapa do PCB, encabeçada por Mauro Iasi, na vice-presidência. Hoje, é a pré-candidata do PCB à presidência da República.

via ContraPoder: https://contrapoder.net/artigo/biografia-de-sofia-manzano/

Categoria
Tag