Glauber: um mandato imprescindível
Jornal O Poder Popular
Após a abertura de um processo farsesco no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, fruto de representação do partido Novo pedindo a cassação do deputado federal Glauber Braga, teve início uma grande mobilização nacional em defesa de seu mandato. Glauber foi obrigado a se autodefender de um miliciano de extrema direita do MBL nas dependências do Congresso em abril deste ano, depois de várias tentativas violentas de intimidação orquestradas pela extrema-direita em atividades programadas pelo combativo deputado.
A agressão sofrida por Glauber não é um ato fortuito ou episódico, mas um método de agir ilícito, violento, organizado e cotidiano dos extremistas de direita. Uma fórmula de tentar transformar os criminosos de algozes a vítimas, de agressores a agredidos. Há pelo menos dezoito casos em que a estratégia de atuação é a mesma, até que o ofendido reaja e se iniciem ações judiciais, BO e pedidos de cassação de mandatos.
Além disso, Glauber trouxe à tona diversas denúncias de arbitrariedades e fortes indícios de corrupção por parte do presidente da Câmara federal, Arthur Lira, o principal responsável pela articulação que aprovou a admissibilidade da representação do partido Novo no Conselho de Ética.
São inegáveis os atos de perseguição pessoal do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, que usa indevidamente, com abuso e desvio de finalidade, o direito de representação. Abusando de seu poder, influencia na condução de procedimentos, na prática de atos escusos e em articulações nos bastidores que demonstram seu interesse na cassação ou penalização de Glauber.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DE GLAUBER
Inúmeros atos públicos estão ocorrendo em todo o Brasil contra a discricionária proposição, com destaque para a gigantesca manifestação realizada no dia 19/09 no histórico salão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que contou com participação massiva de centenas de apoiadores, militantes, organizações e parlamentares.
A campanha nacional em defesa do mandato do deputado socialista congrega diferentes entidades de trabalhadores, trabalhadoras, sindicatos, movimentos de moradia, coletivos em defesa do meio ambiente, organizações do movimento negro, mulheres, LGBTs e tantas outras, bem como a participação de vários artistas.
Para nós do PCB está nítida mais uma tentativa de cassar o combativo mandato de Glauber, um deputado comprometido com as lutas populares e a construção do socialismo. Glauber é o único parlamentar que faz um processo amplamente democrático de escolha e votação de emendas parlamentares, construindo um mandato antifascista até a medula e é um dos raros a falar em Poder Popular na Câmara dos Deputados, dando voz aos movimentos populares e sindicatos de trabalhadores/as, colocando seu gabinete e a Comissão de Legislação Participativa a serviço dos interesses da classe trabalhadora.
É exatamente por tudo isso que a parcela mais conservadora e reacionária da sociedade brasileira, o esgoto do Congresso Nacional com suas várias relações com o crime organizado, tem tanto interesse em cassar Glauber. O PCB seguirá cerrando fileiras e estará em todas as batalhas contra essa tentativa suja, espúria e neofascista de cassação do seu mandato.
Próximos eventos:
Semana de 11 a 15/11 – Afixação de faixas nas capitais. Sugestões de artes para as faixas: https://drive.google.com/drive/folders/1q1t02I4eiBvJuvKMRvy3hEQP7-bWlIqE?usp=drive_link
Dia 25/11 às 18h30 – Rio de Janeiro: grande ato político-cultural no Circo Voador
Dia 27/11 – Brasília: ato na Câmara Federal (em organização)
Dia 29/11 – São Paulo (em organização)
Para fortalecer a construção do poder popular e continuar dando voz à classe trabalhadora na Câmara dos Deputados:
GLAUBER FICA!
BASTA DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA! TODO APOIO AO CAMARADA GLAUBER!
Nota da Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET):
Neste momento, defender Glauber Braga é defender a Petrobrás!
A Associação de Engenheiros da Petrobrás (AEPET) se soma às diversas entidades, movimentos e personalidades que expressam total apoio ao mandato do Deputado Federal Glauber Braga, que enfrenta uma absurda perseguição infundada, visando à sua cassação.
A sanha persecutória não se dá por meras razões de decoro, nem sequer por diferenças políticas banais no âmbito do convívio da Câmara. Longe disso, a razão por trás do teatro armado é a firme e combativa atuação do deputado, inequivocamente em defesa da Soberania Nacional e do Povo Brasileiro, das Empresas Estatais como fundamentais para isso, e em especial da Petrobrás, contra o processo de rapinagem privatista que se estabeleceu em nosso país.
Suas graves denúncias ecoam, emparedam os que praticam crimes de lesa-pátria e criam profundos empecilhos para que sigam essa farra impunemente.
A tentativa de calar o Deputado é, portanto, também uma expressão do violento processo de privatização e saque da coisa pública levado a cabo pelas oligarquias financeiras nacionais e internacionais.
Assim sendo, defender Glauber Braga, neste momento, é defender a Petrobrás! E defender a Petrobrás é defender o desenvolvimento nacional e a Soberania do Brasil!
Glauber Fica!
Por uma Petrobrás estatal e a serviço do Brasil e do Povo Brasileiro!
Leia mais sobre a Campanha Glauber Fica: