Colômbia e Brasil: acordo para fabricação de aeronaves militares
Os Ministros de Defesa reforçam estratégias para enfrentar o crime transnacional.
Nesta quarta-feira, os Ministros de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, e do Brasil, Celso Amorim, realizarão uma reunião bilateral com a qual se espera fortalecer o nível político e estratégico da relação de ambos os países em matéria de segurança fronteiriça, proteção da fauna, flora e processos de integração nacional.
No encontro, serão discutidas estratégias comuns para o enfrentamento do crime transacional. A conservação dos recursos naturais da Amazônia e os mecanismos de cooperação militar são alguns dos temas a serem tratados pelos Ministros de Defesa no encontro binacional.
Igualmente, esperam avançar na consolidação da cooperação militar, com o desenvolvimento de vários projetos como o do avião KC-390 (aeronaves militares de transporte de carga média), permitiria impulsionar a indústria aeronáutica colombiana, o da Patrulha Amazônica, com a qual se poderá lutar, de maneira conjunta, contra o crime transnacional na região amazônica e produzir lanchas para a patrulha dos rios.
Do mesmo modo, se espera que o encontro seja o cenário para concretização do intercâmbio de experiências e capacitação nos temas de inteligência, operações de paz, direitos humanos e implantação de sistemas de vigilância e controle fronteiriço.
Na reunião, o Ministro Pinzón vislumbra que seu par brasileiro apoie a iniciativa de organizar uma instância na UNASUR que se ocupe da luta contra o crime organizado transnacional no continente. Este tema será um dos pontos centrais a serem tratados na reunião de Ministros de Defesa da UNASUR, que se realizará na próxima quinta e sexta-feira, em Cartagena.
Publicado por El Espectador (Colômbia),
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)