Ousar lutar, ousar vencer: debates da UJC

imagem

O passado e o futuro do movimento comunista em discussão entre a juventude brasileira!

Desde seus primeiros anos de existência, o Partido Comunista Brasileiro empreendeu esforços para organizar a juventude do Brasil de maneira revolucionária, com a criação da Federação da Juventude Comunista do Brasil (FJCB) em 1927 e a posterior formação da União da Juventude Comunista (UJC) em 1947, esforços que encontraram desafios históricos que limitaram sua atuação.

É no ano de 1950 que o PCB implementa a resolução de reorganização da UJC, garantindo assim que a sua juventude comunista floresça nacionalmente com uma estrutura partidária sólida.

Durante a década seguinte, a UJC irá participar de importantes manifestações políticas que marcaram o Brasil: desde as disputas pela direção da União Nacional dos Estudantes, organização de festivais da Federação Mundial das Juventudes Democráticas, participação na campanha “O Petróleo é Nosso!”, manifestações contra o envio de tropas brasileiras para a Coréia, greves estudantis e diversas atividades de agitação e propaganda.

Tendo como importantes marcos temporais a Resolução sobre a reorganização da UJC, emitida pelo Comitê Nacional do PCB (1950), o IV Congresso do PCB (1956), a II Conferência Nacional da UJC (1958) e o V Congresso do PCB (1960), o livro “Ousar Lutar, Ousar Vencer: Debates da União da Juventude Comunista nas décadas de 50 e 60” realiza o resgate das discussões entre diversos militantes da UJC e do PCB que ocorreram nos jornais “Voz Operária”, “Tribuna Popular” e “Novos Rumos” durante as Tribunas de Debates que avaliavam o trabalho da juventude.

São críticas, autocríticas, polêmicas, comentários e proposições que se aprofundaram sobre o papel da organização partidária entre os jovens, em um ambiente de intensa discussão política no período em que a UJC mais esteve ativa antes da Reconstrução Revolucionária do PCB na década de 1990 e o início da reorganização da UJC em 1994.

Portanto, seguindo a máxima de que para que entendamos nosso presente precisamos conhecer a nossa história, os objetivos desse livro dizem respeito ao resgate de debates históricos nas fileiras da, quase centenária, Juventude do PCB.

Esse trabalho visa atingir não apenas os jovens comunistas, mas todos aqueles militantes políticos interessados em conhecer um pouco mais a história da luta política anti capitalista no Brasil. Além de contar com o devido rigor teórico-metodológico, próprio de seleções do tipo, pretendemos, é claro, buscar atender aos anseios acadêmicos dos pesquisadores do movimento comunista, do movimento estudantil e da juventude organizada em nosso país. Nosso livro é, acima de tudo, uma organização de fontes historiográficas para atender aos objetivos investigativos desses pesquisadores e pesquisadoras.

Esperamos que lhes seja útil. Contribua clicando aqui!

Organização: Andrey Santiago e Ian Cartaxo.

Capa: Andrey Santiago.

Prefácio por Gabriel Lazzari.

Introdução por Muniz Ferreira.

Orelha por Jones Manoel.

https://www.catarse.me/ujc

Categoria
Tag