Paraguai: Relação Lugo-Uribe irrita Esquerda
Fernando Lugo e seu ministro do Interior, Rafael Filizzola, agradeceram em várias ocasiões a Colômbia por assessorar o Paraguai em questões de segurança . Inclusive, o Presidente agradeceu pessoalmente o seu colega Alvaro Uribe pela ajuda colombiana. Foi em 23 de fevereiro, durante a cúpula de presidentes latinoamericanos em Cancún (México). A semana passada Lugo voltou a destacar que “com a Colômbia temos uma das melhores relações na América Latina. Informou que na cúpula (a celebrada no México) “o único presidente com o qual pedi uma reunião bilateral foi Uribe, para tratar de convênios de cooperação. Me assegurou (Uribe) que estamos em bom momento para extirpar o mal do sequestro e o terrorismo”.
A aproximação pública do Poder Executivo com a Colômbia desatou uma onda de críticas do Espaço Unitário Congresso Popular (EUCP) contra Lugo. Este grupo, base política do Presidente, aglutina sete partidos da esquerda. Um dos questionamentos mais duros que recebeu o Mandatário foi o do Partido Comunista Paraguaio. “Os representantes dos poderes dentro e fora do governo, assim como os desorientados ou mal informados (dentro e fora do governo) ponderam, elogiam e agradecem os setores militares e policiais da ditadura terrorista de Alvaro Uribe”, indica parte de um comunicado dado a conhecer pelo PCP, cujo Secretário Geral é Najeeb Amado.
O Partido Tekojoja, apesar de oficialista, também questionou Lugo sobre sua relação com a Colômbia. O partido, presidido pelo senador Sixto Pereira, assegurou que Alvaro Uribe impulsiona “uma política encaminhada para institucionalizar um novo modelo de impunidade para os responsáveis pelas mais graves violações dos direitos humanos”.
06 de março de 2010.
Fonte original: http://www.abc.com.py/abc/nota/84975-Relaci%C3%B3n-Lugo-Uribe-irrita-a-izquierda/
Traduzido por: Dario da Silva