Manifestações em Madri:
“Dantescas”, assim qualificam alguns manifestantes as imagens de policiais da tropa de choque entrando nos bares de Lavapies e outros bairros do centro em busca de “dissidentes”.
Várias pessoas foram detidas e outras tantas tiveram que ser atendidas pela Samur-Defesa Civil durante o protesto “Em torno do Congresso” (“Rodea el Congreso”), que ocorreu no sábado, nas imediações da Câmara Baixa.
Samur-Defesa Civil atendeu 12 pessoas durante o protesto, das quais três tiveram que ser encaminhadas a hospitais.
Milhares de pessoas em Neptuno
O protesto “Rodea el Congreso” deste sábado, o terceiro desta semana, terminou aproximadamente às 00.30 horas, quando as dezenas de pessoas que ficaram na praça de Neptuno foram dispersadas pelos agentes da tropa de choque, que não hesitaram em entrar nos bares do centro e arrastar pelas ruas indiscriminadamente aqueles que escolhessem.
Milhares de pessoas se reuniram na praça de Neptuno a partir das 18 horas, onde entoaram palavras de ordem contra o Governo, os cortes, os deputados e pediram a dissolução das Cortes.
O protesto ocorreu de forma pacífica até o início da noite.
Nesta ocasião, também voltou o impasse quantos aos números de manifestantes: a Delegação do Governo de Madrid apontava o número de 4.500 pessoas, enquanto a cadeia britânica BBC falava de 100.000 congregados.
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)