DEFESA AÉREA SÍRIA DERRUBOU UM CAÇA DE ISRAEL
Os dois aviões que bombardearam a Síria no sábado teriam sido abatidos pela bateria anti-aérea. (Foto: RT)
A defesa aérea da Síria derrubou um avião israelense, na fronteira com o Líbano, durante o ataque com mísseis ao norte da capital, nas primeiras horas da manhã.
O correspondente da Telesur na Síria, Hisham Wannous, informou que de acordo com informações extra-oficiais “, foi abatido um avião israelense e os pilotos foram capturados”
Wannous, acrescentou que “se a Síria iniciar uma resposta militarmente contra Israel, isso poderia levar a uma guerra em que os Estados Unidos estariam envolvidos” , obviamente na defesa de Israel.
Acrescentou ainda que embora o Governo da Síria não tenha se pronunciado, é esperado que o país exija uma “condenação urgente” ao Conselho de Segurança da ONU e a comunidade internacional contra os atos que ameaçam a soberania do país.
Segundo publicou a Prensa Latina em seu site na Internet, o canal de televisão libanês Al-Manar dá conta da derrubada de um caça de Tel Aviv, com mísseis terra-ar da defesas aéreas sírias na área de fronteira.
Eles acrescentaram que o alto comando do Exército Árabe da Síria irá emitir uma declaração sobre o assunto em breve.
Telesur – PL / FC
AGRESSÃO SIONISTA À SÍRIA TEM OBJETIVOS DE COLABORAR COM OS MILICIANOS QUE INFESTAM A SÍRIA
Aviación israelí bombardeó Damasco
A aviação israelense atacou o centro de pesquisa científica Jamraya, em Damasco, afirmou a agência de notícias oficial síria Sana. As explosões ocorreram próximo de 2:00, hora local, neste domingo, e foram sentidos por toda Damasco.
“As 2:00, hora local, ocorreram três explosões que abalaram Damasco. A TV Síria emitiu uma nota afirmando que os mísseis procediam de aviões militares israelense”, reportou o correspondente da Telesur na Síria, Hisham Wannous.
Wannous acrescentou a informação de vítimas produzidas pelos ataque desses mísseis, mas ainda não foi especificado o número.
O jornalista da TeleSUR, William Parra, informou através de sua conta na rede social Twitter (@ WilliamteleSUR) ” os ataques aéreos também foram contra os depósitos de armas e munições de unidades militares em Maaraba, ao nordeste de Damasco, no Monte Qassiun”.
Parra também informou que “fontes próximas ao governo falam sobre a derrubada de dois aviões de atacantes” e “a captura de dois pilotos israelenses.” Enquanto que a “TV israelense confirma que Exército perdeu contato com duas aeronaves.”
“Uma fumaça branca das incursões e ataques aéreos cobre toda a cidade de Damasco e o cheiro de pólvora está em toda parte por causa dos ataques”, descreveu o jornalista através da rede social.
Também informou que “grupos terroristas atacam desde Ghota Oriental ao Exército sírio, aproveitando a confusão dos ataques israelenses, mas são repelidos pelas forças militares sírias”.
A mídia internacional divulgou informações sobre a suposta morte do presidente sírio, Bashar al-Assad durante o bombardeio, mas fontes do governo confirmaram que o presidente está a salvo, informou o correspondente da Telesur na Síria.
De acordo com o canal de televisão libanês Al-Manar em breve o alto comando do Exército Árabe da Síria emitirá um comunicado sobre o assunto.
Enquanto isso, a televisão da Síria afirma que “a agressão israelense tem como objetivo aliviar a pressão sobre os terroristas Ghuta do Oriente”, uma região perto da periferia de Damasco.
Aviões israelenses violaram a soberania da Síria e atacou o centro de pesquisa Jamraya em 30 de janeiro, o que provocou condenação generalizada de vários governos e organizações em todo o mundo.
A mídia internacional noticiou nesta quinta-feira sobre um ataque da aviação em Tel Aviv, em um local não especificado do território sírio contra um suposto carregamento de mísseis que supostamente eram dirigidos a milícia xiita libanês Hezbollah.
teleSUR / FC