Mensagem dos 5 Patriotas Cubanos

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2013 06:23

Ao conhecimento do mundo e do povo norte-americano:

Faz hoje 15 anos, a contar de 12 de setembro de 1998, que a brutalidade de cinco prisões simultâneas irrompeu em nossos lares, dando início a um dos capítulos mais vergonhosos da história legal norte-americana: O julgamento contra os que hoje são conhecidos como Os Cinco.

A prisão e o julgamento d’Os Cinco ficarão para a história como um dos mais absurdos e vis episódios das relações entre os Estados Unidos e Cuba. Meses antes, após a intermediação do prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, abriram as portas a uma significativa cooperação entre ambos os países na luta contra o terrorismo.

Em junho daquele ano, uma delegação do FBI visitou Cuba e, depois de receber informações abundantes sobre as atividades terroristas organizadas impunemente contra a ilha por Miami, prometeu a sua contraparte cubana que tomaria ações a respeito.

Dando um golpe baixo, o governo Clinton, em lugar de prender os terroristas, prendeu e levou a seus tribunais aqueles que estavam colhendo informações para evitar o dano que estes faziam à população cubana.

O sistema jurídico norte-americano foi utilizado abertamente como um meio para proteger os terroristas e, numa atmosfera de linchamento, fomos levados à frente de um júri amedrontado.

Cruéis condições de confinamento foram utilizadas para nos enfraquecer e para impedir que preparássemos uma defesa adequada. A mentira tomou conta da sala.

Evidências foram alteradas, comprometidas ou suprimidas. As ordens da juíza foram abertamente burladas.

Os terroristas citados como testemunhas pela defesa foram ameaçados publicamente com prisão, caso não recorressem à Quinta Emenda contra a autoincriminação.

Especialistas e oficiais do governo norte-americano justificaram ou desdenharam abertamente o prejuízo que os terroristas causam a Cuba. Tudo isto frente a uma imprensa que optou por manter o povo norte-americano na mais absoluta ignorância, enquanto a sede do julgamento era bombardeada impiedosamente com uma enxurrada de propaganda contra os acusados.

Em 8 de junho de 2001, um jurado que chegou ao ponto de queixar-se de seu medo quanto ao assédio da imprensa local – que, depois, se revelaria ter sido pago profusamente pelo governo norte-americano –, nos declarou culpados de todas as acusações, incluindo de uma que os próprios promotores, em moção de emergência ao tribunal de apelações de Atlanta, tinham reconhecido que, à luz das provas apresentadas, não seria possível obter um veredito de culpabilidade.

A deplorável conduta dos promotores, juízes e do governo norte-americano neste caso são um verdadeiro absurdo. É impossível comportar-se eticamente quando, por um fim, mesclam-se o ódio político com a arrogância pessoal, além de vingança, e se levantam acusações cuja defesa só pode ser feita burlando as leis, a prevaricação e o abuso do poder.

O círculo vicioso que se iniciara com a decisão política de nos constranger com acusações – as mais sérias totalmente fabricadas – para nos obrigar a transigir, não poderia senão redundar numa conduta cada vez mais desprezível por parte dos promotores.

Porém, não transigimos, porque um aumento de força bruta não implica a qualidade moral por parte daquele que a exerce. Não transigimos, porque o preço de mentir para satisfazer as expectativas dos promotores nos pareceu degradante demais.

Não transigimos, porque implicar Cuba – a nação a qual estávamos protegendo – em acusações falsas para engrossar um expediente do governo norte-americano contra a ilha, seria um ato de traição imperdoável ao povo que amamos.

Não transigimos, porque os valores humanos ainda são para nós algo apreciável, sobre os quais se embasa a transformação do homem em criatura melhor. Não transigimos, porque implicaria renunciar a nossa dignidade, fonte de autoestima e amor próprio para qualquer ser humano.

Em lugar de transigir optamos por ir a julgamento. Um julgamento que, se tivesse sido estudado, teria posto em questão não apenas o caso, mas o sistema federal de justiça dos Estados Unidos.

Se o conhecimento do que ocorreu nesse tribunal não tivesse sido escondido do povo norte-americano, ao qual nunca causamos ou tentamos causar o menor prejuízo, teria sido impossível montar o circo romano no qual se formou essa paródia de julgamento.

Já transcorreram quinze anos nos quais o governo norte-americano e o sistema de justiça desse país têm ignorado os apelos dos organismos das Nações Unidas, Anistia Internacional, vários prêmios Nobel, parlamentares ou parlamentos, personalidades e instituições jurídicas e religiosas.

Apenas a suspensão desse outro bloqueio, o que foi imposto ao povo dos Estados Unidos para que o desconheça, faria possível a esperança de que se ponha fim  a essa injustiça.

Hoje a ilha de Cuba amanhecerá coberta de fitas amarelas. Será o povo cubano o protagonista desta mensagem, que apela a um símbolo que se fez tradição para o povo dos Estados Unidos.

Será um grande desafio para aqueles que se empenharam com tanto êxito em silenciar este caso, que agora se negam a informar o mundo sobre este fato provavelmente inédito: que um povo inteiro adornou seu país para pedir a outro que exija de seu governo a libertação de seus filhos injustamente encarcerados.

Entretanto, nós, Os Cinco, continuaremos sendo merecedores desta massiva demonstração de carinho; continuaremos sendo filhos dignos do povo solidário e generoso que o protagoniza, e do apoio daqueles que ao redor do mundo têm se unido a nossa causa. Continuaremos denunciando esta injustiça que dura 15 anos e nunca cederemos, nem um milímetro, da vantagem moral que nos permite resistir e ainda crescermos enquanto suportamos todo o peso de um ódio vingativo por parte do governo mais poderoso do planeta.

Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González

Fonte: http://yohandry.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2370

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)