OBSCURO PANORAMA NOS EUA:

CRISE ECONÔMICA, PARALISIA DO CONGRESSO, EXPULSÃO DE MILHÕES DE IMIGRANTES E DESENCANTO DE UM POVO QUE PERMANECE DESMOBILIZADO

A análise de James Petras, segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O sociólogo norte-americano James Petras dedicou boa parte de sua coluna desta segunda-feira na CX36, Radio Centenario (*), aos Estados Unidos que atravessam uma conjuntura bem complicada. Para escutar a entrevista na íntegra, acesse o link abaixo:

http://content.bitsontherun.com/players/ji0id3WK-hndKM9yc.html

EChI: Bem. Podemos começar com a informação que diz que “o presidente da Câmara de Representantes dos EUA, John Boehner, assegurou que o país se dirige para o não pagamento e salientou que, num caso de aumento do teto da dívida, poderia ter consequências ‘catastróficas’ para a economia da nação”. (1) Como é a situação concretamente?

JP: É muito grave. Não há nenhum acordo. As posições estão cada vez mais polarizadas. Os republicanos estão buscando a forma de cortar ainda mais os programas sociais e eliminar qualquer concessão ao setor trabalhador; enquanto isso, (Barack) Obama quer manter a estabilidade monetária-econômica, porém com concessões a Wall Street, junto com a defesa de algum programa de Saúde.

Neste momento, poderíamos chegar a uma catástrofe, porque não existe nenhuma concessão e cada qual culpa o outro.

O Partido Republicano está nas mãos da ultra direita e, por esta razão, em Wall Street, nem os grandes milionários podem influí-los. É um tipo de conservadorismo fiscal, não diretamente vinculado ao grande capital financeiro. E os capitais financeiros estão preocupados porque se não elevarem o “teto”, o governo vai perder sua capacidade de conseguir empréstimos e sem empréstimos não poderá financiar a economia norte-americana.

Isto vai afetar os chineses, por exemplo, que são os donos de mais de 2 bilhões de dólares em Títulos do Tesouro. Em outras palavras, quem quer comprar Títulos do Tesouro estadunidense quando estão em falta com os empréstimos anteriores. Isso terá grandes consequências sobre o conjunto da Economia, do emprego.

Ninguém pensava que se chegaria a esta situação, porém faltam apenas oito dias para 17 de outubro, que é o dia da decisão, o dia final em que o Tesouro pode financiar-se.

Agora mesmo a situação não é tão grave, apesar do governo estar semiparalisado. Serviços como o Correio e os Aeroportos continuam funcionando e muitos empregados confiam que vão receber o salário, uma vez que voltam ao trabalho. Porém, está afetando algumas indústrias como, por exemplo, a indústria bélica que, como não está recebendo contratos novos, começa a despedir empregados.

Porém, Obama não tem nenhuma capacidade de liderança para impor uma solução e salvar o mesmo governo capitalista. Tampouco tem suficiente respaldo popular. Nunca teve capacidade para explicar o problema porque ele mesmo defende o pressuposto bélico, o pressuposto para financiar Wall Street e não se atreve a convocar, a mobilizar-se porque vai fracassar.

Em todo caso, aqui o público está profundamente desencantado tanto com os republicanos como democratas do Congresso e também da Casa Branca. Porém, esse desencanto não encontra força, não tem capacidade de impor uma solução. É um público desencantado, porém desmobilizado, passivo. E, talvez, se a situação passar a ser catastrófica, algo pudesse começar. No entanto, por agora, a sociedade norte-americana está tão desmobilizada como o Congresso.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)