Venezuela envia ajuda humanitária para o povo palestino

VARGAS, Venezuela — Ma­te­rial médico, água potável e alimentos constituem parte da ajuda arrecadada pelos venezuelanos em solidariedade com o povo palestino, vítima dos ataques de Israel, que provocaram milhares de mortes.

As 12 toneladas de assistência humanitária partiram, nesta terça-feira, no avião Hércules C130, da Aviação Militar Venezuelana, rumo ao Egito, do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Mai­quetía, no estado de Vargas. Nessa nação norte-africana encontram-se refugiados centenas de palestinos em diferentes acampamentos e hospitais.

O chanceler Elías Jaua detalhou que este é o primeiro de muitos voos, já que nas próximas 48 horas sairá um avião comercial com outras 15 toneladas de insumos. Também disse que o povo de Bolívar “soube cumprir com seu dever humano”.

Seu homólogo palestino, Riad Mal­ki, que realiza uma visita à Venezuela, ressaltou que o povo sul-americano “manifestou sua solidariedade sincera, seu apoio completo à causa justa do povo palestino e seu repúdio à agressão de Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza”.

Além disso, o chanceler assegurou que essa não era uma “reação de momento”, mas uma “mostra de solidariedade e compromisso real e histórico com a causa palestina”. “É um reflexo dos princípios da Revolução Bolivariana iniciada por Chávez e continuada por Maduro”, apontou.

Fonte: http://www.granma.cu/mundo/2014-08-12/envia-venezuela-ayuda-humanitaria-para-el-pueblo-palestino

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)