Ex-comandante da OTAN revela que o Estado Islâmico foi criado por Washington e seus aliados

O general estadunidense Wesley Clark, ex-comandante supremo da OTAN, declarou à CNN que o Emirado Islâmico (também conhecido como Daesh, ISIS, ISIL e anteriormente como EIIL) foi “criado por nossos amigos e aliados para vencer o Hezbollah”.

Assim, o general Clark colocava claramente em evidência a responsabilidade de Israel.

Desde 2001, o general Clark é o porta-voz de um grupo de oficiais superiores estadunidenses que se opõem à influência de Israel sobre a política exterior dos Estados Unidos, a suas ações imperialistas agressivas e ao replanejamento do “Oriente Médio ampliado”.

O general Clark se opôs anteriormente ao deslocamento de tropas estadunidenses no Iraque e às guerras contra a Líbia e Síria.

O militar afirmou que “o Estado Islâmico começou através do financiamento de nossos amigos e aliados”.

“Caso precise de alguém que lute até a morte contra o Hezbollah, se buscam fanáticos e fundamentalistas. Apenas eles podem lidar com o Hezbollah”, destacou.

Não são as primeiras críticas de Wesley Clark contra Washington. Em seu livro, lançado em 2003, escreveu que os Estados Unidos levava a cabo uma campanha de guerra que tinha começado no Iraque e que se estenderia pela Síria, Líbano, Somália, Sudão e, finalmente, Irã.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/02/23/ex-comandante-de-la-otan-revela-que-estado-islamico-fue-creado-por-washington-y-sus-aliados/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)